Arroz deve chegar mais caro na mesa do consumidor em 2010

Produção será afetada por causa das fortes chuvas na região Sul do país.

Por causa das fortes chuvas que atingiram a região Sul do país nas últimas semanas, o arroz deve chegar mais caro na mesa do consumidor em 2010.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou na manhã desta quinta-feira que a produção, em especial no Rio Grande do Sul (RS), está comprometida. De acordo com Stephanes, não há risco de desabastecimento no país, mas haverá aumento no preço ao consumidor.

A jornalista Carolina Bahia conta que o ministro informou que há uma quebra inicial da safra estimada em 8%. No entanto, a editora do Grupo RBS em Brasília recebeu informações de especialistas do Rio Grande do Sul de que a quebra pode chegar a 20%.

Santa Catarina, que também produz arroz, deve se beneficiar com a situação, já que o Rio Grande do Sul é responsável pela metade da produção no país, segundo a jornalista.

Maior colheita

Carolina Bahia termina seu comentário na CBN/Diário dizendo que, por outro lado, o Brasil deve colher a segunda maior safra de grãos da história. São 141 milhões de toneladas puxados pela produção de soja e café. Em Santa Catarina, há previsão de aumento da safra de cerca de 6,6%, o que pode chegar a seis milhões de toneladas.

Outro comentário da jornalista é sobre o pagamento de horas-extras na Câmara dos Deputados e Senado Federal, que atrasam as sessões, fazendo com que os funcionários recebam mais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter