O mundo aperta o cinto!

Produção mundial cairá em 2009/10, segundo a FAO.

A virada de ano trará um cenário de apreensão aos principais mercados de arroz do mundo, com as fortes quedas produtivas verificadas no Sul da Ásia, em países como a Índia e as Filipinas, em razão de fenômenos climáticos como seca e furacões. Relatório divulgado pela FAO, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação, informa que no ciclo 2009/10 a produção mundial poderá cair até 3%, chegando a 668 milhões de toneladas de arroz em casca (ou 450 milhões de toneladas de arroz branco).

A região atingida por anomalias climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño representa 30% da produção mundial do cereal, segundo indicação do analista de mercado internacional Patrício Méndez del Villar, do Cirad, da França. O analista, ainda reportando-se aos dados da FAO, informa que o comércio mundial em 2009 deve aumentar levemente, para 30,7 milhões de toneladas. 

Cita que a queda das exportações indianas – que chegaram a ser projetadas em 3,5 milhões de toneladas – foram supridas pela enérgica ofensiva dos exportadores tailandeses e vietnamitas, além de coadjuvantes deste mercado, como Myanmar e Camboja. “A permanecer assim, e se o clima favorecer, a China também deverá voltar a exportar, graças ao aumento considerável de sua produção”, cita del Villar. 

Ainda segundo Patrício Méndez del Villar, os estoques mundiais para o final de 2009 devem crescer 5% sobre 2008, passando de 109 para 121 milhões de toneladas, apesar da redução das reservas indianas. Houve ganhos produtivos em outras regiões, com importante recuperação na China, e uma contribuição do Mercosul. Assim, as reservas de 2009 representam 25% das necessidades mundiais, contra 24% em 2008. Em 2010 os estoques mundiais podem alcançar 114 milhões de toneladas, voltando a cair novamente em razão das perdas da nova safra asiática. Estima-se que o Mercosul também terá uma safra menor em razão do clima.

 

POR OUTRO LADO
Em novembro o USDA estimou a produção mundial de arroz beneficiado em 432,09 milhões de toneladas para 2009/10, 3% abaixo das 445,77 milhões de toneladas do ciclo 2008/09. O mercado mundial de arroz beneficiado foi estimado em 29,66 milhões. A estimativa de consumo em 2009/10 é de 438,84 milhões de toneladas. Os estoques mundiais em 2009/10 são projetados em 85,92 milhões de toneladas, contra 90,67 do ciclo anterior.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter