Mais desempenho

 Mais desempenho

Epagri lança nova cultivar para a safra 2010/11.

O principal resultado da pesquisa orizícola no estado de Santa Catarina são os crescentes índices de produtividade de grãos que vêm sendo obtidos ao longo das últimas três décadas. Em 1970, o desempenho das lavouras catarinenses era de duas toneladas por hectare. Hoje esse rendimento é de 7,1 toneladas por hectare, sendo que em algumas regiões do Alto Vale do Rio Itajaí pode chegar a 11 toneladas por hectare, conforme dados levantados pela Conab. 

Esse incremento de produtividade é em grande parte atribuído às cultivares desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) através do programa de melhoramento genético. Ao todo, já são 15 cultivares lançadas pela Epagri, as quais são plantadas em cerca de 95% da área de arroz irrigado no estado, tendo seu cultivo disperso também por outras regiões do Brasil, alcançando inclusive outros países, como Paraguai, Argentina, Bolívia e Venezuela. 

A mais recente cultivar desenvolvida pela instituição de pesquisa é a SCS 116 Satoru, lançada em 2009 e apresentada oficialmente à comunidade científica no 6º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (6º CBAI), realizado em agosto, em Porto Alegre (RS). A novidade, que foi antecipada pelo pesquisador da Epagri José Alberto Noldin na edição de setembro da Planeta Arroz, é resultado do cruzamento triplo entre Epagri 108, Multiespigueta e RCN-B-93-83 realizado em 1999 na Estação Experimental de Itajaí (SC). 

Entre as principais características agronômicas da cultivar SCS 116 Satoru está o elevado potencial produtivo no sistema pré-germinado e o comportamento adequado aos processos de beneficiamento para o arroz branco e parboilizado. O pesquisador da Epagri Moacir Antonio Schiocchet explica que a cultivar apresenta boa estrutura de planta (95 centímetros) e excelente perfilhamento, sendo moderadamente resistente à toxidez por ferro, moderadamente suscetível à brusone e tolerante ao acamamento. 

Ele observa que o rendimento industrial da nova cultivar é de 70% de grãos descascados e polidos e com alto rendimento de grãos inteiros para arroz branco. “Os grãos desta cultivar são de excelente qualidade industrial e culinária, com adequado teor de amilose e temperatura e gelatinização, o que lhes confere bom desempenho nos processo de cocção. Na avaliação sensorial, tanto para o arroz branco quanto para o parboilizado, esta cultivar apresentou desempenho satisfatório quanto à adesividade, aparência do grão cozido, volume após cocção, aroma e maciez”, informa. 

A Epagri informa que a semente básica desta cultivar já está disponível aos produtores de sementes filiados à Associação Catarinense de Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (Acapsa). A semente certificada (CI) será comercializada para os produtores de grãos na safra 2010/11.

HOMENAGEM
A cultivar SCS 116 Satoru recebeu esta denominação em homenagem ao engenheiro agrônomo Satoru Yokoyama (in memoriam), melhorista do programa de arroz irrigado da Epagri e responsável pelo cruzamento que deu origem à linhagem SC 421 e descobriu o acesso Multiespigueta.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter