Preço do arroz no RS deve continuar em alta
Após prejuízo trazido pela chuva, produtores do Estado podem ficar mais tranquilos com boa cotação do cereal.
Segundo Élcio Bento, analista da agência Safras & Mercado, os preços do grão no Rio Grande do Sul estão mais elevados nesse período de largada da colheita e tendem a se manter acima de R$ 30 a saca a partir de abril. O aumento do preço do arroz importado e a diminuição da oferta causada pela quebra de safra contribuíram para esse aumento, explica Bento.
Renato Rocha, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz), acredita que, mesmo com a queda de 1 milhão de toneladas na produção, o mercado não vai ficar desabastecido.
A torcida por boa remuneração ao produtor fez parte do jantar de lançamento da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, nessa quinta, em Porto Alegre (RS). No evento, a comitiva de representantes do setor que retornou de Brasília informou que o governo federal irá garantir R$ 600 milhões para a venda de arroz. O secretário da Agricultura do Estado, João Carlos Machado, destacou as perspectivas de ajuda governamental aos agricultores prejudicados pela chuva.