Preço do arroz sofre reajuste de 15% em Ribeirão Preto

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul afetaram a produção do cereal.

O preço do arroz nas distribuidoras em Ribeirão Preto sofreu reajuste de 20% no valor em relação aos últimos meses de 2009. A alta já refletiu na gôndola dos supermercados, que repassaram um aumento de 15% aos consumidores. Há 20 dias, o pacote de cinco quilos do arroz tipo 1 era vendido a R$ 8,98 e, agora, pode ser encontrado a R$ 10,49.

O aumento nos preços é consequência das frequentes chuvas e das enchentes que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional do cereal. Plantações inteiras foram destruídas pela força da água dos rios que chegaram a ficar nove metros acima do nível normal.

Um levantamento do Instituto Riograndense do Arroz mostra que, o Estado deixará de colher um milhão de toneladas, o equivalente a um mês de consumo no país. Em 2009, foram produzidas oito milhões de toneladas do cereal no Estado.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Marcos Martinelli, o arroz é uma das poucas culturas comerciais adaptadas às condições de solo encharcado. Mas, em condições de enchente, a planta começa a ter problemas e não consegue transferir o oxigênio para a raiz e acaba morrendo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter