A maior vitrine do agronegócio arroz

O segredo da produtividade e da qualidade do grão gaúcho será exposto para todos na Vitrine Tecnológica da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, por 12 parceiros do maior evento da produção orizícola das Américas.

Os mais de 5 mil visitantes esperados na 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 25 a 27 de fevereiro no Parque do Sindicato Rural de Camaquã (RS), terão acesso ao que há de mais inovador e sustentável na tecnologia desenvolvida para a lavoura orizícola irrigada.

“Receberemos produtores de todo o Brasil e pesquisadores e agentes de negócios de diversos países do mundo, interessados em conhecer os segredos que levaram a lavoura gaúcha a uma produtividade média superior a 7 mil quilos por hectare e a picos de até 15 mil quilos por hectare em áreas específica”, avisa Renato Rocha, presidente da Federarroz, que promove o evento com a Associação de Arrozeiros de Camaquã.

O segredo da produtividade e da qualidade do grão gaúcho será exposto para todos na Vitrine Tecnológica da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, por 12 parceiros do maior evento da produção orizícola das Américas. Além dos centros tecnológicos públicos, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Clima Temperado (Pelotas/RS), e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), 10 empresas privadas apresentarão suas linhas “top” de tecnologias dirigidas à lavoura arrozeira. São elas: Bayer, Basf, Cooplantio, Dow, Dupont, FMC, Iharabras, Monsanto, RiceTec e Syngenta.

Segundo a definição dos coordenadores do evento, a Vitrine Tecnológica é um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde o melhor da tecnologia para as lavouras de arroz irrigados está exposto.

“Neste espaço as principais empresas e centros de pesquisas do Brasil apresentarão, a campo, suas tecnologias. O produtor poderá tirar suas dúvidas ‘in loco’, verificando a qualidade de sementes, lâmina de água, tratamentos diversos, níveis de fertilização, qualidade dos grãos, entre outras características”, enfatiza Renato Rocha, presidente da Federarroz.

Segundo técnicos do IRGA e da AUD, que farão a condução técnica da Vitrine Tecnológica, um dos destaques serão os ajustes finos do programa de alta produtividade do Irga, o Projeto 10, que modificou o perfil da produção no Rio Grande do Sul, que vem estabelecendo recordes de volume produzido por área. Além disso, haverá apresentação de variedades híbridas, lançamentos de sementes, e novidades em insumos.

O que ver na Vitrine Tecnologia

Bayer
Neste espaço, os visitantes poderão conferir os benefícios e os diferenciais proporcionados pelo portfólio da Bayer CropScience para a cultura do arroz em um campo demonstrativo preparado exclusivamente para o evento. A empresa apresentará o que há de mais moderno para o manejo adequado da cultura, com ferramentas diferenciadas para que as lavouras sejam cada vez mais vigorosas e produtivas. Entre as soluções apresentadas estão o fungicida Nativo, que amplia a proteção de toda a planta de arroz, graças ao seu amplo espectro de controle; e sementes de arroz híbrido que proporcionam maior produtividade, capacidade de perfilhamento, resistência a estresses abióticos e estabilidade produtiva.

Basf
A Basf apresentará sua linha de produtos para a cultura do arroz irrigado. Para o Sistema Clearfield, a variedade Puitá e o herbicida Kifix. Para o sistema convencional, apresenta Aura e Facet, além do tratamento de sementes para o controle de bicheira da raiz com Standak. E o fungicida lançamento da BASF Brio: para o controle de doenças em arroz. Os resultados poderão ser avaliados nas parcelas cultivadas pela empresa na vitrine.

Cooplantio
A empresa apresentará a importância do conhecimento do potencial e manejo específico de cada cultivar para expressar todo seu potencial produtivo. Além disso, fará demonstração da eficiência do Microxisto

TS Arroz, promovendo melhor emergência e enraizamento. Também apresentará ações do complexo Microxisto HF, como suplementação nutricional para altas produtividades, do Microxisto B e Microxisto PK na melhoria da formação e fertilidade dos órgãos florais, o que resulta em melhor formação de grãos.

Dow
A equipe fará uma demonstração da eficiência dos produtos da Dow AgroscienceS, como o herbicida Ricer, para o controle de plantas daninhas e tratamento Dow AgroscienceS para o controle de doenças fúngicas.

Dupont
A DuPont do Brasil, apresentará, além dos herbicidas Ally e Gulliver para o controle de folhas largas e ciperáceas em arroz, a tecnologia revolucionária do novo inseticida Altacor, para o controle de pragas como a bicheira-da-raiz e lagarta-da-panícula. Monstrará também resultados da excelente eficiência da nova solução em controle de doenças, Aproach Prima, o qual encontra-se em fase de registro no Brasil.

Embrapa
A Embrapa Clima Temperado estará apresentando cultivares de arroz irrigado na Vitrine Tecnológica através de Unidades Demonstrativas da cultivar BRS Querência e seu manejo, indicado para expressar o seu alto potencial produtivo, e dois novos lançamentos para a orizicultura gaúcha: a cultivar de ciclo precoce e alta qualidade de grãos BRS Pampa e o primeiro híbrido de arroz irrigado desenvolvido pela empresa, BRS Cirad 302.

FMC
A FMC apresentará suas tecnologias para arroz irrigado: Tecnologia GP Star para controle de plantas daninhas, inseticidas para controle de diversas pragas na cultura do arroz e de um novo fungicida, o Emerald para o controle do complexo de manchas foliares, cárie e brusone em arroz irrigado.]

Iharabras
Demonstração da eficiência dos produtos da Iharabras, Nominee para o controle de plantas daninhas e do fungicida Dithiobin para o controle de doenças.

IRGA
O Irga apresentará na Vitrine Tecnológica o Projeto 10, Manejo para alta produtividade, as recomendações de adubação, manejo da uréia, além das cultivares IRGA 417, IRGA 423, IRGA 424 e IRGA 425.

Monsanto
A Monsanto apresentará o diferencial do produto Roundup e a consistência de resultados nas condições adversas. Além de reforçar a tecnologia Transorb II, o programa Garantia de Satisfação 100% e as melhores práticas de manejo.

RiceTec
Demonstração dos benefícios proporcionados pelos híbridos da RiceTec, através de unidades demonstrativas dos híbridos comerciais Avaxi CL, Apsa CL. Lançamento do novo híbrido Inov CL.

Syngenta
A Syngenta apresentará soluções inovadoras para aumentar a produtividade do arroz, focando o manejo de plantas daninhas de difícil controle com Zapp Qi, o tratamento de sementes com Cruiser e Maxin XL, os inseticidas Actara e Engeo Pleno para o controle de pragas e os fungicidas Priori e Score no controle de doenças.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter