Arrozeiros preparam mobilização neste sábado em Cachoeira do Sul (RS)

Produtores atingidos pelas enchentes, com perdas de até 100% na lavoura, juntamente com a Federarroz, Fetag e Farsul se mobilizam em protesto contra a demora do Governo Federal em tomar medidas de socorro ao setor.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), em parceria com a Farsul e a Fetag, vai coordenar uma mobilização estadual em Cachoeira do Sul, região central do estado, no sábado (13/03), reunindo arrozeiros que sofreram prejuízos em suas lavouras na safra 2009-2010. A iniciativa foi aprovada em encontro nesta segunda-feira à noite, com a presença do presidente da Federarroz, Renato Rocha, e inúmeros dirigentes de entidades da categoria de municípios atingidos pelas cheias dos rios, que aguardam a participação de cerca de mil pessoas.

Os agricultores querem auxílio para superar perdas que chegam a 100% em algumas lavouras, mas estão encontrando dificuldades em agendar encontro com a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef. “Já fomos seis vezes a Brasília, mas a ministra não está reconhecendo as perdas de mais de 140 produtores em diversos municípios gaúchos”, revela Ademar Pinto Kochemborger, representante da Federarroz em Cachoeira do Sul. O pedido dos arrozeiros é de que o Governo Federal autorize subsídios equivalentes a aproximadamente R$ 175 milhões (equivalente a R$ 2.500 por hectare), com 10 anos para pagar e três anos de carência.

O primeiro passo para a realização do movimento aconteceu em Cachoeira do Sul, nesta terça-feira, onde a Câmara do Agronegócio, entidade ligada à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc), define a operacionalização do encontro, que vai reunir autoridades políticas e de classe, produtores e a imprensa de várias regiões do Rio Grande do Sul, às margens da BR 153, cerca de cinco quilômetros distante do centro da cidade. A recepção aos participantes começará às 8h, e, ao meio-dia, será servido um almoço, que estará sob a responsabilidade da Farsul.

Além do setor do agronegócio, os produtores que sofreram prejuízos imensos com as fortes chuvas que caíram em várias regiões contam com apoio de entidades ligadas a outros setores, como comércio e indústria, haja vista que os impactos negativos devem atingir, em um futuro breve, a toda a cadeia econômica. Já estão confirmadas as presenças de deputados federais da bancada gaúcha, além de autoridades políticas ligadas ao setor rural, como o presidente da Farsul RS, Carlos Sperotto, e da própria Federaroz, Renato Caiaffo da Rocha.

O QUÊ: Mobilização Estadual por Recuperação de Perdas em Lavouras de Arroz

ONDE: BR 153, Cachoeira do Sul, Região Central do RS.

QUANDO: Sábado, dia 13 de março de 2010.

REALIZAÇÃO: Federarroz, Farsul e Fetag.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter