Colheita chega a 35% da área de arroz

Os rendimentos obtidos até aqui seguem oscilando dentro dos intervalos previstos, com tendência a uma pequena diminuição para aquelas lavouras semeadas mais no tarde e sob condições adversas.

Com as condições do tempo auxiliando o produtor, a colheita teve um impulso de 10 pontos percentuais em relação à semana passada, atingindo 35% do total da área plantada no Estado. Como sempre ocorre, a região mais adiantada é a Fronteira Oeste, onde se destaca o município de São Borja, com mais de 58% colhidos, de um total aproximado de 51 mil ha semeados. No sentido oposto, a zona Sul é a que apresenta, na média, o menor percentual, ficando ao redor de 10%.

Os rendimentos obtidos até aqui seguem oscilando dentro dos intervalos previstos, com tendência a uma pequena diminuição para aquelas lavouras semeadas mais no tarde e sob condições adversas. Apesar do percentual de colheita se encontrar à frente da média em um ponto, a atual safra se encontra em descompasso. Isso porque o percentual de lavouras maduras está em apenas 34%, quando o normal seria de 43% do total.

Na comercialização, os preços seguem com tendência de baixa, com a cotação média da saca de 50kg desta semana apresentando queda de 0,41% em relação ao preço anterior, ficando em R$ 26,71. Mesmo com os preços em baixa, que muito desagrada os produtores, e uma desvalorização de 11,11% nos últimos 30 dias, a atual cotação média se situa acima das cotações médias do quinquênio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter