Safra recorde mais próxima

Segundo o engenheiro agrônomo Célio Colle, assessor da presidência da Emater/RS, não há possibilidade de redução expressiva nas projeções de arroz e milho, que já estão consolidados, com mais de 80% da produção colhida ou pronta para colher.

A média de 20 dias sem chuvas nas principais regiões produtoras de soja no Estado entre fevereiro e março reduziu as projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a produção gaúcha recorde de grãos na safra 2009/2010. Pesquisa do órgão divulgada ontem indica colheita de 24,01 milhões de toneladas, volume 0,8% menor do que o apontado pela estimativa anterior.

Entre os principais grãos, a soja foi o único em que houve revisão para baixo na estimativa feita no sétimo dos 12 levantamentos mensais da estatal programados para a atual safra. A queda provocada pela estiagem, no entanto, não deve ameaçar a expectativa de recorde na safra do Rio Grande do Sul, superando a marca histórica de 23,471 milhões de toneladas no período 2006/2007.

Segundo o engenheiro agrônomo Célio Colle, assessor da presidência da Emater/RS, não há possibilidade de redução expressiva nas projeções de arroz e milho, que já estão consolidados, com mais de 80% da produção colhida ou pronta para colher. Na soja, Colle lembra que a chuva da segunda quinzena de março também deve evitar eventuais perdas nos mais de 70% de área de área plantada do grão que ainda faltam ser colhidos.

Apesar da melhora no clima, Carlos Bestetti, gerente de avaliação de safras da Conab prefere uma posição mais cautelosa:

– Ainda tem muita coisa para resolver na soja e no arroz.

O recorde, entretanto, ocorreria mesmo se confirmada a projeção mais pessimista da Associação de Produtores de Soja do Estado. A entidade prevê que a produção gaúcha do grão deve ficar entre 9,3 milhões e 9,4 milhões de toneladas. Mas o presidente da entidade, Pedro Nardes, diz que os preços ao produtor são considerados insatisfatórios. Hoje, o valor médio da saca no Estado é de R$ 33,21.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter