Mostardas tem cursos de gestão para produtores de arroz

O projeto está inserido dentro do Programa Renda, desenvolvido pelo Irga, que capacita produtores no interior gaúcho.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) firmaram parceria visando a ampliar a qualificação dos produtores de arroz no Rio Grande do Sul na área de gestão. O acordo foi celebrado no dia 1º de abril, em reunião da qual participaram o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, o diretor técnico Marco Kappel Ribeiro, e o presidente do Irga, Maurício Miguel Fischer.

O projeto está inserido dentro do Programa Renda, desenvolvido pelo Irga, que capacita produtores no interior gaúcho. A iniciativa tem como foco principal a sustentabilidade, que incluiu produtividade, rentabilidade, qualidade e produção mais limpa. O Sebrae/RS e o Instituto já estão desenvolvendo, em conjunto, o projeto Qualificar a Gestão Administrativa dos Orizicultores do Litoral Norte (Gestão 10), que busca ampliar o rendimento da lavoura por meio do aperfeiçoamento das práticas administrativas nas propriedades. A iniciativa atende Santo Antônio da Patrulha, Capivari do Sul, Mostardas, Torres e Viamão – municípios onde estão localizados escritórios regionais do Irga.

O superintendente Marcelo Lopes ressalta que esta parceria vai viabilizar a ampliação do projeto, permitindo que outras regiões do Estado sejam por ele beneficiadas ao longo deste ano.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor de arroz do Brasil, respondendo por 62% da produção nacional. A colheita 2008/2009 foi a maior da história, com produção total de 7,5 milhões de toneladas. Para a próxima safra (2009/10), cerca de 1,1 milhão de hectares foram semeados e a colheita ocorrerá entre março e maio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter