Emater/RS-Ascar promove reunião técnica sobre arroz irrigado
Esta ação integra a Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado do RS.
A Emater/RS-Ascar realiza, nesta quinta-feira, 22, reunião com extensionistas que trabalham nos municípios de Tavares, Palmares do Sul, Mostardas, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Mampituba, Torres, Pinhal e Morrinhos do Sul, para discutir sobre a produção de arroz irrigado. O encontro será na Câmara de Vereadores de Palmares do Sul.
Durante a manhã, a partir das 9h, serão apresentados os resultados dos trabalhos realizados em unidades demonstrativas, legalização de poços de ponteira para irrigação, avaliação e planejamento de novas atividades para 2010, como o cultivo de arroz em consorciação com a criação de marrecos-de-pequim, rizipiscicultura e secagem e armazenagem.
À tarde, será realizada visita à unidade demonstrativa sobre irrigação suplementar (intermitente), além de avaliação de cultivares de arroz da Embrapa Arroz e Feijão do Distrito Federal. A unidade demonstrativa fica na propriedade de Manoel da Silva Velho, na localidade de Bacupari, onde foram plantadas três cultivares de arroz da Embrapa ( Coringa, Sertaneja e Primavera), juntamente com o cultivar do Irga BR-417.
Segundo o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Martins Costa, a intenção é de discutir, com os extensionistas, alternativas que busquem aliar a preservação ambiental com o cultivo de alimentos, fazendo o uso racional da água na lavoura.
Esta ação integra a Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.