Chuvas atrapalham colheita do arroz que alcança 94% da área no RS

Como as previsões indicam chuvas para os próximos dias, a colheita deverá ser inviabilizada durante esse período, podendo haver até prejuízos devido às fortes chuvas que serão seguidas de ventos com velocidade acima dos 80 km/h.

Devido à ocorrência de chuvas no inicio da semana passada, os trabalhos de colheita de arroz ficaram inviabilizados. Com isso, avançou pouco a colheita durante a última semana, e, até o momento, 94% das lavouras já foram colhidas enquanto a média era para estar em 98%.

Os índices de produtividade continuam inalterados, com as lavouras apresentando valores entre 6,0 a 6,8 mil kg/ha, valor 17% e 6% inferior a média dos últimos 5 anos. Desse modo a estimativa de produção para o Rio grande do Sul está em 7,12 milhões de toneladas. Essa produção será insuficiente para abastecer toda a demanda interna, fazendo com que haja importação da commodity para suprir essa demanda.

Como as previsões indicam chuvas para os próximos dias, principalmente entre hoje (17) e amanhã (18), a colheita deverá ser inviabilizada durante esse período, podendo haver até prejuízos devido às fortes chuvas que serão seguidas de ventos com velocidade acima dos 80 km/h. Mas mesmo que haja prejuízos, serão localizados e não influenciará no valor final da produção estadual.

Em Santa Catarina, a colheita está finalizada. Conforme divulgado anteriormente, as produtividades apresentam valores entre 6,9 a 7,0 mil kg/ha. Com isso, o estado de Santa Catarina terá uma excelente safra, o que poderá, em partes, ajudar no abastecimento dos estados de sudeste, maiores consumidores. As informações partem do Boletim Somar de Meteorologia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter