Irga participa de reunião do Flar no Chile

Serão apresentadas a forma institucional e a organização para filiação do Chile ao Flar, além dos procedimentos de ingresso como direitos e obrigações dos sócios. Também será discutida a agenda técnica para a próxima safra.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, participa da reunião do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar) e do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), em Chillán, no Chile, que acontece nos dias 26 e 27 de julho de 2010. O Irga é sócio do Flar e Fischer é presidente do comitê administrativo do Fundo. O encontro aborda a filiação do Chile ao Flar.

Serão apresentadas a forma institucional e a organização para filiação do Chile ao Flar, além dos procedimentos de ingresso como direitos e obrigações dos sócios. Também será discutida a agenda técnica para a próxima safra.

O Chile possui mais de 2.500 produtores de arroz e cultiva uma área de 25 mil hectares, com uma produtividade média de 5,2 toneladas por hectare, tendo uma produção de 100 a 120 mil toneladas. A cidade de Chillán está localizada a 400 quilômetros ao sul de Santiago.

Participam representantes de entidades sócias do Flar de países da América Latina, produtores, técnicos, e representantes de entidades ligadas ao setor.

Com sede em Trinta y Tres, no Uruguai, a entidade lidera processos de geração de transferência de tecnologia para preservar os recursos naturais e reduzir os custos de produção. Além de fortalecer o setor arrozeiro, o Fundo participa e representa o setor arrozeiro nos setores público e privado em 15 países da América Latina e Caribe. Cada país sócio está representado por uma instituição do setor arrozeiro.

O Flar compreende um grupo heterogêneo que reúne os setores público e privado da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat). Assim, as associações de produtores de arroz e empresas de sementes e programas nacionais de investigação no congregam Flar para dar respostas tecnológicas inovadoras para as necessidades dos agricultores e da indústria para melhorar a produção de arroz irrigado no América Latina.
Viviane Paim Mariot

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter