Federarroz apresenta demandas para José Serra
Pleitos federais da entidade foram entregues para integrar plano de governo do candidato.
O candidato à presidência da República, José Serra, recebeu na ultima segunda-feira (16/08), a agenda de pleitos federais da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), durante um almoço na churrascaria Galpão Crioulo, em Porto Alegre. A reunião foi agendada pelo deputado estadual gaúcho Jerônimo Goergen.
Após uma breve explanação da importância da lavoura gaúcha para o abastecimento e produção nacional, o presidente Renato Rocha, entregou ao candidato o documento contendo as demandas federais da entidade, contidas no documento do “Movimento dos Produtores Rurais Gaúchos”, e pediu a inclusão das mesmas na formulação no Plano de Governo. Rocha também destacou as demandas emergências, e pediu a Serra apoio dos parlamentares do PSDB na Câmara e no Senado federal, pressionando o Governo Federal para o anúncio das medidas para compensar os prejuízos decorrentes do clima e da depressão de preços verificados na safra 2009/2010.
Entre os temas discutidos pelo dirigente e o candidato, contendo sugestões para a política agrícola de médio prazo, o destaque ficou por conta de ações que preservem a renda do produtor, o aumento do consumo, incentivo as exportações e compensação as assimetrias do MERCOSUL. “O encontro foi muito importante, ainda mais pelo fato de Serra concordar em rever o tratado do MERCOSUL ou compensar os produtores” frisou o dirigente.
Na avaliação dos dirigentes arrozeiros, o candidato à presidência foi bastante receptivo e se mostrou interessado pelas demandas. Serra disse que dará encaminhamento ao tema para a equipe que cuida de seu programa de governo e destacou a importância da agricultura gaúcha para a economia brasileira. Renato Rocha ainda explicou que faz parte da agenda pró-ativa da Federarroz apresentar as demandas da categoria e da cadeia produtiva do arroz a todos os candidatos, missão para a qual vem contando com o apoio das bancadas ruralistas na Assembléia gaúcha e na Câmara Federal.
Outros diretores da Federarroz também participaram do encontro, como o vice-presidente de Mercado, Política Agrícola e Armazenagem, Marco Tavares de S. Antonio da Patrulha, o diretor técnico Eng.º Agr.º José Carlos Gross Dias de Camaquã, o conselheiro Pedro Chaves Barcellos Filho de Viamão e o vice-presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Sérgio Silva.