Expoarroz reunirá cadeia produtiva do grão em maio

 Expoarroz reunirá cadeia produtiva do grão em maio

Lançamento reuniu representantes do setor em Pelotas

Reunir todos os elos da cadeia produtiva do arroz em um único e diferenciado evento é o principal objetivo da Exposição Internacional do Arroz (Expoarroz), que acontece de 6 a 10 de maio de 2009 em Pelotas. O pré-lançamento do evento que aconteceu no último dia 15 de janeiro no Centro de Eventos, local onde será realizada a Expoarroz, foi uma pequena amostra do que está por vir. Prestigiaram a apresentação da proposta da primeira edição da exposição/feira representantes de entidades, pesquisadores, produtores agrícolas, empresários, imprensa, dentre outros interessados pelo tema. 

O pré-lançamento contou com presenças importantes como a do presidente do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul, Élio Coradini, do primeiro-secretário da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap), Paulo Treichel, e do presidente do Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas (Sindapel), Jairton Rosso. Todos ressaltaram a relevância da Expoarroz para o setor. 

O diretor comercial do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, destacou a importância da cultura do grão para o estado e para a Região Sul. Ele acredita que este ano a produção do grão no Rio Grande do Sul superará a marca de 60% do total nacional obtido em 2008. Aumentar a exportação do produto também está entre as metas dos organizadores da Expoarroz, que promoverão a discussão das grandes questões que envolvem o setor orizícola com a realização de seminários, conferências e workshops. 

Uma rodada internacional de negócios coordenada pelo Sebrae e organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) do RS reunirá produtores de arroz e empresários internacionais interessados em negociar a compra do produto. Segundo o superintendente da Bolsa Continental de Mercadorias (BCM), Fernando Estima, a rodada promoverá a aproximação entre os comparadores nacionais e internacionais e as pequenas e microindústrias de arroz da região. Ele destaca que cerca de 52% das áreas plantadas da produção do arroz ficam em propriedades de até 50 hectares. 

Também integram a programação uma reunião do Parlamento do Mercosul, quando senadores e deputados que representam os países membros do Mercosul discutirão o tema “Segurança alimentar em escala global”, e a Convenção Regional da Associação Gaúcha de Supermer-cados. A promoção da Expoarroz é das entidades representativas do setor, Sindarroz-RS, Abiap, Sindapel, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Embrapa, Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Emater-RS.

Patrocínio – O evento conta com o patrocínio do Arroz Prato Fino e tem o apoio do Sicredi, Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, Associação dos Municípios da Zona Sul, Canal Rural, Movimento Brasil Competitivo, Superintendência do Porto de Rio Grande, Prefeitura de Pelotas e Diário Popular. A Expoarroz é uma iniciativa da Bolsa Continental de Mercadorias com a organização da AD Marketing e DC Consultoria. Informações pelo telefone (53) 3025-3595 ou através do site www.expoarroz.com.br.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter