A marca
O pesquisador Algenor da Silva Gomes, da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, vive um grande momento profissional. Natural de Rosário do Sul (RS), o mestre em Agronomia recebeu da Federarroz o prêmio Cientista do Arroz, numa distinção ao trabalho no projeto Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado (Marca). Engenheiro agrônomo, administrador, professor universitário e consultor internacional em sistema de plantio direto em arroz irrigado, Gomes teve seu trabalho reconhecido com a conquista do troféu Pesquisador do Ano, da Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, em Santa Maria (RS). Também recebeu o prêmio Destaque em Pesquisa, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (RS).
Entre tantas outras atividades, já coordenou programas de difusão do plantio direto na cultura do arroz, dirigiu a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e trabalha em vários projetos de pesquisa da Embrapa. Além disso, foi co-autor dos livros “Manejo de solo e da água em áreas de várzea” e “Arroz irrigado no sul do Brasil”, verdadeiras referências na área orizícola.
Credibilidade

A promoção de Paulo Morceli repercutiu muito bem entre o segmento arrozeiro. É um dos técnicos mais respeitados neste setor e responsável pela aproximação da companhia com a cadeia produtiva. O trabalho técnico de Paulo Morceli recuperou a credibilidade dos números da Conab perante o setor, até então, alvo de grandes polêmicas. A nova analista é Simone Yuri Ramos.
Internacional



