Altíssima produtividade

 Altíssima produtividade

Multiespigueta deve revolucionar o sistema de produção de arroz irrigado

Epagri lançará cultivares que produzem 21 mil kg/ha

.

A Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) projeta lançar no mercado entre 2007 e 2009 duas novas variedades de arroz com potencial para altíssima produtividade. O arroz Panícula Compacta e o Multiespigueta estão sendo desenvolvidos para atingir até 21 mil quilos de grãos por hectare, mas isso ainda depende de melhoramentos que estão sendo desenvolvidos. Para um futuro próximo, entre três e quatro safras, essas duas linhagens deverão chegar ao mercado para alcançar uma produtividade de até 16 mil quilos por hectare.

Segundo o coordenador da pesquisa, agrônomo José Alberto Noldin, na safra 2004/2005 as duas novas linhagens passarão pelos primeiros testes no campo. “Prefiro ter cautela. Produtividade de 21 mil quilos por hectare é muito difícil. Se alcançarmos 16 mil quilos por hectare no primeiro momento, já estará muito bom”, diz Noldin. As cultivares Panícula Compacta e Multiespigueta estão sendo pesquisadas há quase 10 anos, após a descoberta de plantas de arroz que apresentavam as características altamente produtivas, com mais grãos no mesmo cacho. As variedades convencionais têm de 80 a 180 grãos por panícula, enquanto essas novas linhagens podem atingir de 300 a 400 grãos por panícula.

 

Questão básica

José Noldin conta que o arroz Multiespigueta surgiu graças ao pesquisador Satoru Yokoyama, que em 1993 encontrou na Colômbia uma espécie de arroz selvagem com o perfil que agora está sendo adaptado. “O arroz Panícula Compacta surgiu de uma planta trazida da Europa, que apresentava potencial de produzir muitos grãos no mesmo cacho”, observa. A resistência ao acamamento é uma característica buscada. Com mais peso, a planta fica sensível a rajadas de vento.


Alto resultado é privilégio de poucos

A alta produtividade na lavoura de arroz, resultados que variam entre 13 mil quilos e 15 mil quilos de grãos por hectare, é privilégio de poucas regiões e em áreas pequenas, com aproximadamente 30 hectares. Entre as lavouras com alta produtividade, destacam-se áreas no município de Agronômica, em Santa Catarina, e em países como a Austrália e o Japão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter