Mato Grosso não para

Estado vai plantar mais de 500 mil hectares para 2004.

A área a ser cultivada com arroz no Mato Grosso deve chegar a 500 mil hectares para a safra 2003/2004, segundo estimativa de Walter Peters, gerente de transferência de tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Mato Grosso. “O aumento será superior a 25% na área, devendo superar meio milhão de hectares”, indica. Qual o motivo para este boom da cultura no Cerrado? Peters responde: “O custo em relação a outras culturas está baixo e, em determinado momento em algumas regiões, o arroz chegou a valer mais do que a soja”.

A recuperação de cerca de cinco milhões de hectares com pastagens degradadas deve ser também um importante incentivo para a ampliação da área com arroz no Mato Grosso. Gradualmente essa área abrirá espaço para o cereal, que entra como cultura intermediária no sistema produtivo do Centro-oeste. Até agora, o arroz era visto como cultura de abertura de área, cedendo espaço depois para o algodão, a soja e o milho, entre outras culturas. A pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Beatriz Pinheiro, destaca que o grande desafio do arroz no Centro-oeste brasileiro, principalmente Mato Grosso, Goiás e Tocantins, era integrar-se ao sistema de produção. Agora, na recuperação de pastagens degradadas, a cultura encontrou um espaço significativo.

De acordo com Walter Peters, um dos problemas enfrentados pelos produtores do Mato Grosso é a falta de sementes fiscalizadas para o arroz primavera, que corresponde à metade da área cultivada no estado. “Somente 20% a 25% das sementes desta variedade são fiscalizadas”, alerta. Para a temporada 2003/2004, a Embrapa pretende comercializar 70 toneladas de sementes do arroz primavera, o de maior demanda na lavoura e por parte da indústria e do consumidor.

 

Banco de Dados

• No ano passado, o Mato Grosso plantou cerca de 380 mil hectares de arroz, pois a soja vinha com melhor performance no mercado. Produziu cerca de 1,075 milhão de toneladas.

• A consultoria Safras & Mercado projeta uma área plantada de 3,514 milhões de hectares de arroz na safra 2003/2004, indicando uma elevação de 8,7% sobre os 3,232 milhões de hectares da safra anterior.

• Pelas projeções da Embrapa, o Mato Grosso deverá produzir entre 1,3 e 1,5 milhão de toneladas de arroz na próxima safra, considerando boas condições climáticas e uma produtividade de 2,9 mil quilos por hectare a três mil quilos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter