Embrapa apresentará novas cultivares aos arrozeiros gaúchos
Três dias de campo nas regiões da Fronteira-Oeste, Campanha e Zona Sul gaúcha, servirão para a apresentação das novas tecnologias.
Pesquisadores e técnicos da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), percorrerão a Campanha, a Fronteira-Oeste e a Zona Sul do Rio Grande do Sul na próxima semana para apresentar novas e importantes cultivares de arroz irrigado. Serão realizados, no total, três Dias de Campo em diferentes cidades para levar aos produtores rurais as novidades tecnologias que já estarão disponíveis para a safra 2011/12.
Os eventos começam na terça-feira (22/2), com a realização simultânea de dias de campo nos municípios de Uruguaiana e em Dom Pedrito. Já na quarta-feira, Arroio Grande receberá a apresentação dos trabalhos e novidades da Embrapa para a próxima safra.
Segundo a assessoria da Embrapa Clima Temperado, em Uruguaiana, será apresentada a variedade BRS Sinuelo CL, produto de ciclo médio desenvolvido para o Sistema Clearfield, resistente ao herbicida Only e focado em combater invasoras, principalmente, o arroz vermelho.
Em Dom Pedrito e em Arroio Grande, além da BRS Sinuelo CL, também serão apresentadas as cultivares BRS Pampa e BRS CIRAD 302. A primeira é uma cultivar de ciclo precoce, de alta produtividade e de ótima qualidade de grão. Já o BRS CIRAD 302 é o primeiro híbrido de arroz irrigado desenvolvido pela Embrapa, em parceria com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica da França (CIRAD), recomendado para o cultivo no Rio Grande do Sul.
A programação dos "Dias de Campo" conta com a exibição de parcelas demonstrativas das novas cultivares de arroz e apresentações técnicas sobre as dinâmicas de cultivo e manejo. Em Arroio Grande ainda haverá palestras sobre a otimização de adubação e apresentações sobre estratégias de tratamento de sementes. Para março, a Embrapa Clima Temperado programa sete dias de campo para difusão de suas tecnologias para a lavoura gaúcha de arroz.