Leilão de PEP vende quase tudo
Das 100 mil toneladas de arroz fertadas, 96,5 mil foram vendidas no leilão de Prêmio para Escoamento de Produto promovido hoje pela Conab. Eram 10 mil dos produtores de Santa Catarina, tudo vendido, e outras 90 mil dos arrozeiros do Rio Grande do Sul, que comercializaram 86,5 mil. O valor do prêmio foi de R$ 4,87 por saco de 50 quilos. Agora o comprador terá até o dia 4 de abril para pagar o produtor.
O arroz comprado hoje é para exportação, o que deverá ser comprovado até o dia 29 de julho. A Conab confirmou mais um leilão, que deve ocorrer em 15 dias, com a mesma quantidade ofertada. O Prêmio para Escoamento de Produto é o valor concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo direto (R$ 25,80) do produtor rural e leva para regiões com a necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.
1 Comentário
A principal ferramenta para sinalizar mercado sería contrato de opção. Mesmo sendo outubro a data do pagamento. Só que teríamos que desburocratizar a armazenagem individual. É só a canetada política para resolver. Agf, egf, tudo isso precisa de armazem credenciado pela conab. Sabemos que não tem suficiente. então, liberem os particulares, sem frescura, sem regras absurdas, exijam apenas seguro do arroz e pronto. fica tranquilo para quem armazena e para quem é dono do arroz. Para fiscalizar conveniar com o irga.