Irga participa da 8ª Abertura da Colheita do Arroz Ecológico

Segundo o presidente da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), Emerson José Giacomelli, a 8ª Colheita do Arroz Ecológico vem ao longo dos anos alcançando espaços importantes nos assentamentos e na relação com a sociedade.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participa da 8ª Abertura da Colheita do Arroz Ecológico, nesta quinta-feira (17), a partir das 10 horas, no Assentamento Apolônio de Carvalho, BR 290 – KM 122, em Eldorado do Sul-RS. O objetivo é celebrar a colheita e divulgar a produção do Arroz Ecológico Terra Livre, promovendo troca de experiências e a reafirmação do produto na cadeia produtiva de arroz ecológico.

Segundo o presidente da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), Emerson José Giacomelli, a 8ª Colheita do Arroz Ecológico vem ao longo dos anos alcançando espaços importantes nos assentamentos e na relação com a sociedade. “O evento é de caráter festivo a fim de divulgar os produtos da reforma agrária”, salientou.

A produção de arroz ecológica pelos assentados da região de Porto Alegre teve início em 1999 com uma área de três a quatro hectares com caráter experimental. O estímulo a produção ecológica partiu de experiências positivas com hortaliças, da necessidade de um produto diferenciado, baixos preços pago pelo arroz naquela safra aliados a problemas de saúde dos trabalhadores.

Com a perspectiva de agregar valor ao produto devido a sua qualidade e a possibilidade de transações de arroz orgânico, surgiu a demanda de certificação. Na safra 2002/2003 se iniciou a certificação das unidades chegando ao contrato com o Instituto de Mercado Ecológico (IMO). A partir desse mesmo ano, consolidou-se o Grupo Gestor do Arroz Ecológico, que é composto de famílias assentadas, que trabalham de forma Cooperada (CPAs), associações de camponeses, grupo de camponeses. Durante a safra são realizadas atividades de formação, um seminário e uma abertura de colheita. Giacomelli ressaltou que essas atividades têm como objetivo estudos de todos os processos produtivos do arroz pré-germinado orgânico, englobando a produção, a secagem/armazenagem, o processamento e as formas de comercialização.

Na safra 2010/11 a expectativa é de produzir mais de 340 mil sacas de arroz ecológico em 3.800 hectares. Esta produção está distribuída em 11 municípios do Estado, principalmente da região de Porto Alegre envolvendo 428 famílias.

O evento contará com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, o presidente do Irga, Claudio Fernando Brayer Pereira, o gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, o chefe de gabinete do Instituto, Cesar Marques Pereira, envolvidos na cadeia de produção do arroz ecológico e demais famílias assentadas, técnicos, extensionistas, representantes de entidades ligadas ao setor, consumidores e interessados na cultura.

A oitava edição da Abertura da Colheita do Arroz Ecológico é promovida pela Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre Ltda. (Cootap) e tem o apoio da Cooceargs e Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coptec), Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter