O melhor da lavoura

 O melhor da lavoura

Renato Rocha e José Carlos Gross: à espera dos arrozeiros para debater as questões do arroz

Abertura Oficial da Colheita do Arroz debate produção e renda orizícola.

A projeção de cenários futuros, o diagnóstico das atuais fortalezas e fraquezas do setor, o debate sobre as ações estruturantes e de política agrícola e setorial, esclarecimentos sobre questões legais e uma vitrina tecnológica com o melhor da tecnologia para a lavoura arrozeira serão reunidos na 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 24 a 26 de fevereiro, no Parque do Sindicato Rural de Camaquã (RS). O evento, promovido pela Federarroz e a Associação de Arrozeiros de Camaquã, é considerado o mais importante do setor produtivo arrozeiro na América Latina e deve reunir cerca de sete mil produtores, técnicos, demais integrantes da cadeia produtiva e estudantes para três dias de intensos debates. 

“Mais do que um evento que reunirá tecnologias de lavoura e demandas setoriais, a Abertura da Colheita é um referencial de mobilização das grandes questões setoriais, de onde saem as principais propostas às políticas agrícolas e onde os governos federal e estadual apresentam soluções, propostas e caminhos para as demandas da lavoura arrozeira”, cita Renato Rocha, presidente da Federarroz. Segundo ele, com o anúncio antecipado do pacote de medidas de comercialização, considerado extremamente positivo, o detalhamento dos mecanismos e outras medidas serão anunciados. 

“Esperamos alguns anúncios, sim. Principalmente referentes à Instrução Normativa 06 e algum outro suporte à comercialização”, explica Rocha. Segundo ele, além do desafio do produtor ser competitivo dentro da porteira, que vem sendo superado a cada safra, os orizicultores precisam encontrar meios que gerem rentabilidade ao setor. “A tecnologia que apresentamos e as questões que são debatidas buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental da lavoura. Disponibilizamos o maior volume possível de informações de qualidade para que o setor absorva, molde às suas necessidades e aplique dentro daquilo que é a realidade de cada lavoura, de cada produtor, para que alcance melhores resultados, seja na redução de custo, na produtividade, na qualidade do cereal ou no conhecimento e acesso às informações na hora de comercializar”, avisa Renato Rocha.

INFORMAÇÕES 

Ele revela que toda a programação da 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz está voltada para oferecer o máximo de informações ao agricultor, seja sobre tecnologias de produção, legislações que interferem nos sistemas de produção ou mercados e comercialização. “Serão três dias intensos, com palestras, painéis, debates e reuniões setoriais com informações muito importantes ao arrozeiro. É um momento para atualização e adquirir mais conhecimento sobre os aspectos que interferem e determinam os rumos do setor e da cultura”, acrescenta.
A expectativa é de que a safra seja aberta oficialmente pelo governador Tarso Genro, em companhia do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.

DESTAQUE

Entre as palestras técnicas dirigidas ao setor, algumas chamam atenção em especial. Entre elas “A lavoura de arroz no Código Ambiental”, apresentada pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), relator da comissão especial da Câmara Federal ao projeto de lei que propõe mudanças no código nacional. As mudanças poderiam alterar profundamente a ocupação de várzeas pelas lavouras de arroz. O evento também receberá a palestra “Irga: novos desafios e perspectivas”, do novo presidente da autarquia, Cláudio Pereira. Ele apresentará seus planos e da atual gestão do governo do estado para o instituto e a lavoura de arroz. 

“O impacto das normas de classificação do arroz na cadeia produtiva” é outro tema efervescente para o setor e será apresentado pelos técnicos da Ascar/Emater–RS, principais autoridades na classificação de arroz no RS. Também merece atenção a realização do 2º Fórum do Arroz: “Impacto da guerra fiscal na cadeia produtiva”, cuja apresentação do tema será do ex-governador gaúcho Germano Rigotto, que abrirá o debate com setores do governo e da cadeia produtiva. 

Perfil 

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma promoção da Federarroz e acontece anualmente. Esta será a segunda vez que Camaquã sediará o evento no Parque do Sindicato Rural. Em 21 edições, a Federarroz estima ter recebido a visitação de mais de 250 mil pessoas diretamente interessadas ou integradas a esta cadeia produtiva. Além de ser um evento de mobilização setorial, há um forte apelo de difusão tecnológica, qualificação de mão-de-obra, orientação sobre questões jurídicas – ligadas ao meio ambiente e recursos hídricos -, políticas agrícolas e um conjunto de fatores que mantém o setor focado na busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Eventos
. Roteiros para a Vitrina Tecnológica 2011
. Visitação a propriedades que adotaram produção com tecnologias mais limpas e à
barragem da AUD e seus serviços de irrigação
. Cursos e oficinas de regulagem de colheitadeiras, secagem e gestão ambiental
. Visitação aos parques industriais de Camaquã
. Balcão de Negócios – Mapa/Conab, Banco do Brasil e demais instituições financeiras
. Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz
. Premiação Lavoura 10, Pioneiro do Arroz, Troféu O Touro/BBM e Selo Ambiental
. Jantar-baile Homem e Mulher do Arroz
Palestras:
Irga: novos desafios e perspectivas
. Cláudio Fernando Brayer Pereira – presidente do Irga
Utilização de arroz na alimentação animal
. Jorge Schafhauser Júnior – pesquisador da Embrapa Clima Temperado
Reflexão sobre instrumentos de gestão de recursos hídricos com ênfase na tarifação de uso
. Eldo Frantz Costa – vice-presidente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Federarroz
O futuro da agricultura no Rio Grande do Sul
. Luiz Fernando Mainardi – secretário da Agricultura do RS
Impacto das normas de classificação do arroz na cadeia produtiva
. Ascar/Emater-RS
Lançamento da variedade BRS Sinuelo CL
. Ariano Martins Magalhães Jr. – pesquisador da Embrapa Clima Temperado
Posicionamento do sistema de produção Clearfield arroz para o RS
. Nelton Brandão de Jezus – Basf
Fórum do Arroz: impacto da guerra fiscal na cadeia produtiva
. Germano Rigotto – ex-governador do RS
Perspectivas do mercado mundial e Mercosul para a safra 2010/2011
. Patrício Méndez del Villar – Cirad (França) e FAO
A lavoura de arroz no Código Ambiental
. Aldo Rebelo: relator da comissão dspecial da Câmara Federal
Tradição em resultados na lavoura do arroz
Lançamento do Manual de Plantas Daninhas Infestantes
. Kédilei Duarte – FMC

Fonte: Federarroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter