Suprimento garantido
Ótima safra internacional aumenta os estoques mundiais para 2011/12.
O mundo está colhendo uma excelente safra de arroz, capaz de suprir toda a demanda internacional e gerar excedentes para ampliar os estoques mundiais, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação. Segundo esta fonte, a produção mundial 2010/11 alcançará o recorde de 700 milhões de toneladas, base casca, o equivalente a 467 milhões de toneladas de arroz branco. Serão 2,5%, ou 17 milhões de toneladas a mais – volume maior que o suprimento do Mercosul – do que na safra passada, que alcançou 683 milhões de toneladas na temporada anterior.
O aumento de área – para 162 milhões de hectares – e a evolução tecnológica das lavouras, bem como o clima favorável do ciclo em análise, foram fatores determinantes para este resultado. China, Índia, Bangladeshc e Indonésia, que representam dois terços da produção mundial, aumentaram as lavouras, bem como as principais regiões produtoras do Mercosul.
Segundo o analista Patrício Méndez del Villar, do Centro Internacional de Cooperação em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (Cirad), da França, em 2010 o comércio mundial aumentou para 31,5 milhões de toneladas de arroz em casca, contra 29,7 em 2009. “Em 2011, o comércio deve ter uma leve alta, para 31,6 milhões de toneladas”, revela. Para ele, a produção exportável dos grandes fornecedores mundiais é suficiente para atender à demanda global mais estável.
Os estoques mundiais de arroz, no final de 2010, tinham subido para 131,3milhões de toneladas, contra 125,5 em 2009. Estas reservas representam 30% das necessidades mundiais. “Em 2011, os estoques mundiais podem aumentar novamente para 136,8milhões de toneladas, mas estes também podem ser revisados para baixo em função de uma possível reativação do consumo mundial”, avisa del Villar.