IBGE aponta safra de 12,3 milhões de toneladas de arroz em 2011/12

A produçãode arroz estimada pelo IBGE para a safra 2011/12 é de 12,3 milhões de toneladas, 8,6% inferior à obtida em 2011. Este decréscimo se  deve, notadamente, ao Rio Grande do Sul, maior produtor, com participação de 66,8% da produção nacional. Esse estado mantém, neste segundo prognóstico, a produção esperada de 8,21 milhões de  toneladas informada anteriormente, mostrando uma diminuição de – 8,1% comparada com a de 2011.

Confirmou-se a tendência inicial de uma área plantada ou a ser plantada de 1.110.000 hectares, menor -5,2% que a de 2011, como consequência dos baixos preços do produto e da falta de água nas barragens em parte do estado.

Salienta-se ainda que o Mato Grosso, maior estado produtor deste cereal no Centro-Oeste, acentuou a perspectiva de queda, com uma diminuição na produção de -18,4% em relação à verificada no primeiro prognóstico. Esse dado vem corroborar com a informação do mês passado, quando se alertava para o fato do produto ser usualmente cultivado na região de cerrados em condição de sequeiro, utilizado para a renovação de pastagens e abertura de áreas, e vem enfrentando dificuldades de expansão devido à maior fiscalização por parte dos órgãos ambientais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter