Lusselua, em Angola, produz três mil toneladas de arroz/ano

O ministro disse que a unidade de produção é de cinco mil hectares, 50 porcento da área será reservada à produção do arroz.

 A unidade de produção de Lusselua, situada no município do Sanza Pombo, 150 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, vai produzir três mil toneladas de arroz/ano a partir da presente época agrícola, anunciou o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga.

Em declarações à Angop, no último fim-de-semana, no termo da visita de 72 horas à província do Uíge, Afonso Pedro Canga disse estar em curso trabalhos de instalação dos campos experimentais, com vista a testagem de melhores variedades a ser introduzidas no campo.

O ministro disse que a unidade de produção é de cinco mil hectares, 50 porcento da área será reservada à produção do arroz. Produzirá também milho e feijão. A área será ampliada até atingir dez mil hectares para produzir sete mil toneladas de arroz/ano.

O projecto, que visa retomar a produção de arroz em grande escala, está a ser implementado com a parceria da China.

Avançou que outro projecto de criação de gado e aves está a ser implementado no município do Negage com parceria técnica de Israel.

“Constatamos haver um aumento da produção camponesa na província do Uíge, mas também de forma tímida alguns empresários estão a reiniciar a sua actividade”, frisou.

Por outro lado, o ministro advertiu ainda aos agricultores que receberam parcelas de terra não estão a utilizar para os fins os quais solicitaram o título de concessão.

Afonso Pedro Canga disse existir na província do Uíge alguns empresários que receberam títulos de concessão de terra mas até agora não realizaram investimentos nas parcelas recebidas.

A visita do ministro Afonso Pedro Canga à província do Uíge serviu também para a entrega de meios (viaturas e motorizadas) aos técnicos do IDA que estão a ser colocados nos municípios e comunas, de modo a criar condições de apoio aos camponeses.

Durante a sua estada no Uíge, Afonso Pedro Canga visitou os municípios da Damba, Mucaba, Sanza Pombo e Negage.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter