Anúncios de investimentos pautam a Interiorização do Governo do Estado em Rio Grande

Entre os anúncios do governo do Estado estão a definição de cotas de importação do arroz do Mercosul e investimentos no pólo exportador do Porto de Rio Grande .

Rio Grande recebeu no sábado, 28, a 15ª edição da Interiorização do Governo do Estado do RS. O evento trouxe à cidade o governador do Estado, Tarso Genro, o vice-governador, Beto Grill, 14 secretários estaduais, deputados e prefeitos de diversas cidades da zona sul, entre outros representantes da comunidade; e teve como anfitriões o prefeito Fábio Branco, o superintendente do porto, Dirceu Lopes, vereadores e autoridades locais.

Como explicou o governador, interiorização é uma reunião de trabalho com informações e objetivos, na qual se utiliza uma linguagem direta a fim de informar as sociedades políticas e a participação popular sobre as ações do governo. A iniciativa, conforme Tarso, busca quebrar as barreiras que separam o Estado da sociedade civil, com o objetivo de criar políticas para uma sociedade democrática, participativa e organizada.

O vice-governador, Beto Grill, apresentou o Programa de Redução das Desigualdades Regionais, que reúne um conjunto de medidas que buscam oferecer condições para o crescimento do Estado com uma política industrial arrojada. "O programa já está implantado e é mais um elemento que contribui com as ações já desenvolvidas. Nossa meta é estabelecer condições para enfrentar a nova economia do RS, sem deixar de lado a economia local", explicou Grill.

Polo Naval e Agricultura
O secretário adjunto de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Junico Antunes, apresentou o Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval. Ele também anunciou investimento de R$ 2,2 bilhões para instalação de parques eólicos na região (Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí) e a extinção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para a criação do Distrito Industrial, que deve acelerar o processo de industrialização da região Sul.

O secretário de Agricultura e Pesca, Luiz Fernando Mainardi, apresentou ações no setor da Orizicultura e a logística para a exportação do arroz no Estado. Quatro iniciativas devem quebrar o ciclo do desaparecimento e endividamento do setor produtivo do arroz: o Programa de Cotas no Mercosul, a inclusão do arroz beneficiado no plano Brasil Maior, a equalização das alíquotas interestaduais de ICMS e a busca de condições para que os produtores possam recuperar seu crédito.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter