Cadeia produtiva do arroz convocada

 Cadeia produtiva do arroz convocada

Barros vai falar sobre a safra de Cachoeira Barros vai falar sobre a safra de Cachoeira

Seminário preparado pelo Irga acontece hoje, durante todo o dia, no parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul
.

O Instituto Rio Grandense do Arroz preparou sete palestras para o Seminário do Arroz Irrigado 2012, que ocorre hoje, na Fenarroz. Análise da safra, mercado do arroz, clima e manejo da lavoura estão entre os temas a serem abordados. De acordo com o coordenador regional do Irga, agrônomo Jaceguay Barros, o momento é de avaliar a safra passada e planejar a próxima a partir de dados atuais. “É uma grande oportunidade para se tomar conhecimento do que está acontecendo com o setor orizícola da região, estado e mundo”, frisa Barros. A entrada é franca no seminário.

O leque de palestras elaboradas pelo Irga é diversificado, visando atender todos os integrantes da cadeia produtiva. No encontro, o arrozeiro terá oportunidade de receber informações técnicas sobre problemas importantes, como as invasoras resistentes e como enfrentar as dificuldades de irrigação. O plantio de soja e milho na várzea, no sistema de rotativo de culturas, será abordado, pois é uma grande ferramenta para aumentar a produtividade do arroz. A rotatividade ajuda a combater o arroz vermelho.

Sobre a próxima safra, Barros acredita que o nível tecnológico deve continuar crescendo, assim como a produtividade média, seguindo a tendência dos últimos anos. “É possível que a área permaneça estável, o que seria muito bom. Isso é importante para manter os preços estáveis”, observa Barros. A substituição do arroz pela soja é uma tendência forte que, apesar de exigir cuidados, é muito recomendável, destaca Barros.

SAFRA – A lavoura de 33.444 hectares produziu 245.010 toneladas de arroz nesta safra em Cachoeira do Sul, uma produção 16,9% menor que a registrada no ano passado, quando foram produzidas 295.099 toneladas. A queda era esperada, pois a área semeada com o cereal sofreu uma queda de 18,4% nesta safra, consequência da crise provocada pela desvalorização do arroz em 2011. Nesta área, foi feito o plantio de soja, mas o resultado foi positivo, uma vez que a produtividade média da lavoura foi de 7.326 quilos por hectare, recorde histórico nas várzeas de Cachoeira.

PARA SABER MAIS
Seminário do Arroz Irrigado 2012
> 8h45min
Análise da safra 2011/2012, com o agrônomo Jaceguay Barros, do Irga
> 9h30min
Manejo de invasoras, fertilidade e irrigação, com o agrônomo Rodrigo Schoenfldt, do Irga
> 10h15min
Prognóstico climático para a safra 2012/2013, com o meteorologista Solismar Prestes, do 8º Distrito de Meteorologia
> 11h
Legislação sobre segurança no trabalho rural, com Osni Schroeder, do Amigo HCB
> 13h30min
Manejo de soja na várzea, com o agrônomo Anderson Vedelago, do Irga
> 14h15min
Qualidade do arroz na depressão central, com o agrônomo Volnei Meneguetti, do Irga
> 15h
Mercado e comercialização do arroz 2012/2013, com o agrônomo Cesar Marques Pereira, da Câmara Setorial

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter