Enxuto

 Enxuto

Mercosul ajusta produção
e mira o mercado brasileiro
.

O Mercosul colheu 2,3 milhões de toneladas a menos na safra 2011/12, segundo levantamento concluído na primeira semana de maio pela Agrotendências Consultoria em Agronegócios, tendo como base órgãos oficiais dos quatro países. O diretor da Agrotendências, Tiago Sarmento Barata, destaca que o baixo nível das reservas hídricas, que limitaram a área semeada no Rio Grande do Sul, também afetou as principais regiões produtoras de arroz no Uruguai e Argentina, ampliando a queda da produção do cereal no Mercosul em relação ao ano anterior.

“Juntos, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai colheram 14,7 milhões de toneladas (base casca), aproximadamente 2,3 milhões de toneladas (13,5%) a menos do que foi produzido na safra 2010/11”, explica Barata. Ainda segundo ele, as estimativas para a Argentina e Uruguai são de reduções de 15% e 5% da produção, respectivamente, enquanto no Paraguai há um incremento de 11%.

“O resultado dessa redução da oferta será um impacto nas exportações do bloco e a expectativa é de que as vendas de arroz para países que não pertencem ao Mercosul sofram redução de 31,8%, indo de 3,8 milhões de toneladas para, aproximadamente, 2,6 milhões”, indica o diretor da Agrotendências. Apesar da redução das exportações, os países do Mercosul, em conjunto, encerraram o ano comercial com estoque em uma posição 34,6% menor àquela alcançada no início de 2011. “Este fundamento deve exercer pressão altista no próximo ano comercial se não houver uma recuperação nos volumes de produção”, finaliza.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter