Importações do Brasil superam exportações pelo sexto mês seguido
Ao todo foram adquiridas 344,962 mil toneladas de outubro a fevereiro, contra cercade 274,867 mil toneladas vendidas ao exterior no mesmo período.
Em fevereiro, as importações de arroz foram maiores que as exportações pelo sexto mês seguido, significando mais oferta interna. Foram adquiridas no total, em fevereiro, 74,567 mil toneladas de arroz, ficando 3,604 mil toneladas acima das exportações, que foram de 70,962 mil toneladas, sendo a menor diferença dos últimos seis meses, podendo se tornar uma nova
tendência de exportações acima das compras internacionais de arroz, ainda mais pelo cenário de oferta abundante no período de colheita em âmbito de Mercosul.
As informações constam na publicação semanal de SAFRAS & Mercado, elaborada pelo analista Eduardo Aquiles. Entretanto, nos últimos cinco meses as importações ficaram acima das exportações em aproximadamente 70,096 mil toneladas, sendo fator fundamental para a estabilização de preço e retração do mesmo no cenário atual. Ao todo foram adquiridas 344,962 mil toneladas de outubro a fevereiro, contra cercade 274,867 mil toneladas vendidas ao exterior no mesmo período.
5 Comentários
Prometeram e prometeram e prometeram e prometeram… ou não prometeram??? a tal de cotização das importações… será mais uma promessa que ficará em palavras e no papel??? É óbvio e uma questão de matemática… que entrará 1,5 milhões de toneladas de arroz pelas nossas fronteira… Se tivessem cobrando a PIS/COFINS nas importações a coisa teria complicado um pouco mais e a balança não seria tão desfavorável… Mas foi vetado… Agora aguardaremos a famigerada lei da oferta e da procura cada vez mais aviltar os preços… QUEM PROTEGERÁ O PRODUTOR NACIONAL DA CONCORRÊNCIA PREDATÓRIA??? QUEM??? R$ 30 não cobre nem os custos de produção… Depois não querem que se incentive e se peça pro pessoal aumentar a plantação de soja…
Olá amigo Flavio, como vc está certamente como eu que dependemos do tal de arroz para nossa sobrevivencia,enfelismente não somos politicos para não depender deste produto chamado arroz mas como o negócio do governo é defender os produtores dos outros paises pode ser que um dia mais sedo ou mais tarde eles vão poder importar tudo que consumem aqui o enterece dos governantes sempre foi ralar o produtor brasileiro mas se não for assim não da para dar comida de graça para o bolsa familia ai não da voto mas nós estamos trabalhando para sustentar estes programas especiais, vamos esperar para ver oque vai dar,, abraço do amigo Leomar Garske.
é colegas! a cada ano perdemos um pouco da nossa dignidade por nao pagar as dividas, pois os governos que passam não criam uma política agrícola que nos garanta renda na lavoura,e isto não é de hoje pois já tivemos a crise do café, do trigo e agora a bola da vez é o arroz, única maneira de reagir os preços infelizmente é com a falta de produto no mercado é que isto nunca vai acontecer porque quem tem agua não vai deixar de arrendar para arroz e perder o arrendamento de terra e agua, para arrendar só a terra para o soja aqui na região 60% são arrozeiros arrendatários é só dizer que não querer plantar mais na mesma hora tem outro para ocupar a terra então diminuir área nunca vai acontecer, temos que ter outra maneira de não ofertar produto e deixar faltar arroz no mercado, ai quem vai procurar é a industria e não o produtor vender seu produto por qualquer preço
O ARROZ EM CASCA de dezembro até agora abaixou em torno de 20% no mercado nada quem TÁ FICANDO COM ESSA DIFERENÇA ?
Resposta para o meu xará Augusto: O varejo!!!