Dia para ver as novidades sobre a cultura do arroz na Expoagro Afubra

 Dia para ver as novidades sobre a cultura do arroz na Expoagro Afubra

Área experimental é exposta aos visitantes da Expoagro

Neste ano, alguns dos temas em destaque foram o arroz vermelho e a nova legislação para a produção de sementes de arroz, soja na várzea, novas cultivares de arroz irrigado, transplante de mudas de arroz irrigado, uso do arroz na alimentação animal com silagem.

Hoje (21), a Expoagro Afubra tem ampla programação voltada à cultura do arroz. O Dia do Arroz já é um evento tradicional dentro da feira e promove a apresentação de novidades e discussão sobre a cultura. Neste ano, alguns dos temas em destaque foram o arroz vermelho e a nova legislação para a produção de sementes de arroz, soja na várzea, novas cultivares de arroz irrigado, transplante de mudas de arroz irrigado, uso do arroz na alimentação animal com silagem.

As atividades estão a cargo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado, da Cooperativa Agroindustrial Rio Pardo (Coparroz) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Além da presença de técnicos, especialistas e pesquisadores para tirar as dúvidas dos visitantes, lavouras demonstrativas mostram técnicas e resultados de manejo.

O Irga promove demonstrações sobre a pesquisa e extensão, que são as duas áreas de atuação. A distribuição de pratos como arroz de leite e carreteiro fez parte do projeto de divulgação das características e benefícios do arroz. Já nas lavouras demonstrativas, são mostradas três cultivares entre sementes lançadas recentemente. Uma é a Irga 425, específica para o pré-germinado e que apresenta o diferencial de plantas fortes, com resistência ao acamamento. A outra cultivar é a Irga 427, que tem as vantagens de apresentar potencial elevado de produtividade, qualidade dos grãos e resistência a doenças. E o terceiro tipo de arroz é o Irga 428, que apresenta resistência a herbicidas do grupo das imidazolinonas, que são eficientes para eliminar o arroz vermelho, considerado uma praga nas lavouras.

Conforme o coordenador do Irga da região da Depressão Central, Jaceguay Barros, para promover a rotação de culturas nas propriedades produtoras de arroz, o Irga apresentou uma novidade, que é a primeira cultivar de soja adaptada para várzeas, com resistência a terrenos encharcados. Desenvolvida em conjunto com a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), a Tec Irga 6070RR é plantada em pequenos camalhões. Os produtores podem ver os resultados na lavoura demonstrativa da entidade no Parque da Expoagro.

A Coparroz está contribuindo com informações e discussões sobre a nova legislação – que deverá ser aprovada em breve – e fala da presença de arroz vermelho nas sementes comercializadas. O agrônomo da cooperativa, Vanderlei Zambarda, explica que a nova lei deverá fazer com que seja reduzida ao máximo a presença de arroz vermelho nas sementes, e, com isto, o índice da praga deverá ser praticamente zerado nas lavouras e na produção.

E a Embrapa está fazendo demonstrações sobre o transplante de mudas de arroz. Segundo o pesquisador da Emprapa Clima Temperado, Daniel Franco, com a produção de mudas em viveiros e o plantio adequado, é possível reduzir a quantidade de sementes usadas, pois a técnica permite que todas germinem. Na lavoura experimental, os produtores podem ver uma máquina fazendo o plantio e mudas em vários estágios de crescimento, para demonstrar qual o mais adequado ao plantio.

A programação do Irga continua nesta sexta-feira, 22 de março, com a presença da equipe técnica para atendimento aos visitantes da Expoagro. Já a Embrapa e a Coparroz atendem os produtores no espaço do arroz até às 19 horas de hoje, e amanhã vão estar presentes em seus estandes na feira.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter