Foco internacional

 Foco internacional

Fórum do Arroz na
Abertura da Colheita
debaterá conjuntura de mercado e políticas agrícolas para a
cadeia produtiva
.

A programação da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz apresenta inúmeras atrações para produtores, trabalhadores de lavoura, gestores de área, técnicos, estudantes, agentes de mercado e demais interessados na cadeia produtiva do cereal, entre tecnologias, formação, mercado e outros temas significativos. Um dos marcos da 23ª edição, entre 21 e 23 de fevereiro, em Restinga Seca (RS), será o Fórum do Arroz, destinado a debater estratégias de comercialização, apresentar os cenários de mercado e fomentar a diversificação, a otimização dos sistemas produtivos e a sustentabilidade da lavoura e a eficiência na gestão comercial.

O 4º Fórum do Arroz abordará temas significativos sobre diversificação, armazenagem e mercado do cereal em 2013/14, tendo como destaque a palestra de Dwight Roberts, presidente da Associação dos Produtores de Arroz dos Estados Unidos, que abordará a produção naquele país, a organização dos produtores e fatores de competitividade para o mercado externo. “É uma palestra importante para que nós tenhamos conhecimento sobre a forma com que os produtores norte-americanos se organizam e negociam, experiências que podem ser válidas e aproveitadas aqui no Brasil”, diz Renato Rocha, presidente da Federarroz.

Entre os destaques da programação da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, no Parque de Eventos de Restinga Seca (RS), estão os cursos de capacitação do Senar sobre manejo de soja, secagem e armazenagem de grãos, regulagem e manutenção de colheitadeiras, seguro agrícola e armazenagem de óleos lubrificantes. Estes cursos do Senar/RS são destinados a produtores, estudantes e principalmente trabalhadores da lavoura. Diversas palestras sobre armazenagem, manejo, tecnologias e mercado da soja, cultivos alternativos em zona de várzea, impactos da produção de etanol de arroz sobre o mercado, irrigação e sustentabilidade fazem parte do programa. Além disso, cinco reuniões setoriais acontecerão em Restinga Seca, uma delas da Câmara Setorial Nacional do Arroz, com temas relevantes sobre política agrícola e cenários de safra e mercado.

DIVERSIFICAÇÃO
No Fórum do Arroz, sob o tema “Diversificação e irrigação: um novo olhar estratégico para o nosso negócio”, palestrará o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. “Políticas agrícolas e armazenagem para a orizicultura na safra 2012/13” será abordada por Neri Geller, secretário nacional de Política Agrícola, e Caio Rocha, secretário nacional de Desenvolvimento Agropecuário. O fórum encerrará com o painel “Perspectivas para o mercado brasileiro de arroz”, pelo engenheiro agrônomo e mestre em Agronegócios Tiago Sarmento Barata, diretor da Agrotendências Consultoria em Agronegócios. No sábado, 23 de fevereiro, às 10h30min, o governador Tarso Genro e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, farão a abertura simbólica da colheita. A seguir, no lonão do parque, haverá manifestações das autoridades, para as quais se espera anúncios importantes para o setor referentes à política agrícola, entre eles incentivos à exportação e redução da carga tributária.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter