Arroz terá destaque no Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul

Atentos ao mercado, técnicos da Câmara Setorial do Arroz realizaram missões e visitas técnicas no Vietnã, EUA, França, Alemanha, Itália, Colômbia, Panamá, Uruguai, Costa Rica, México, Nicarágua e Nigéria.

A Câmara Setorial do Arroz da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) terá destaque em pelo menos três eventos da programação do 1 Festival de Gastronomia RS – que ocorre de 25 a 30 de Junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, Esteio/RS. Os assuntos vão desde o aproveitamento do grão na merenda escolar, seus benefícios para a saúde e as variedades gastronômicas para o consumo.

A intenção é aproveitar o ambiente do Festival como oportunidade de ampliar o debate sobre qualidade, produção e produtividade. O setor orizícola é um dos mais importantes da economia gaúcha. Somente nas safras 2011/2012 e  2012/2013, respectivamente, o Rio Grande do Sul colheu 7,7 e 8 milhões de toneladas de arroz.

As regiões mais significativas e com maiores índices de produtividades são a da Fronteira Oeste, Campanha e Depressão Central. A Seapa reinstalou a Câmara Setorial do Arroz em fevereiro de 2011. Desde então, uma série de políticas federais e estaduais garantiram recordes de valores para os mecanismos de comercialização. Para a safra de 2010/2011, por exemplo, o investimento de R$ 1,2 bilhão garantiu a comercialização de 4 milhões de
toneladas e a exportação recorde de 2,09 bilhões de toneladas de arroz.

Ações importantes

A partir da intermediação do Governo do RS, a União reconheceu as dificuldades dos produtores e atendeu reivindicações do setor prorrogando e parcelando dívidas – o que garantiu crédito oficial a diversos produtores. A prorrogação dos vencimentos de dívidas de energia elétrica fornecida pela CEEE e suspensão dos procedimentos de corte garantiu o término da irrigação das lavouras.

Outras ações importantes, conforme o coordenador da Câmara Setorial do Arroz, César Pereira, se deram a partir da efetivação da Medida Provisória n519 que permitiu a doação de 500 mil toneladas de arroz para assistência humanitária; assim como o fomento à produção do arroz orgânico, por meio do empréstimo da UBS para o beneficiamento de sementes e participação de agrônomos e técnicos do IRGA em treinamentos no cultivo de arroz
agroecológico.

Pereira cita a intensificação do programa que trata do manejo integrado da lavoura e a construção do Centro de Excelência na Difusão de Tecnologias Orizícolas e aquisição de equipamentos para modernizar a pesquisa e treinamento de técnicos e produtores tem tido resultados diretos na produtividade. Da mesma forma, o desenvolvimento do Programa de Secagem e Armazenagem na Propriedade Rural e o estímulo ao consumo, através do Programa de Uso de Arroz e Derivados são medidas que tem transformado a cadeia orizícola no Rio Grande do Sul. As informações são da Assessoria de Imprensa festival de Gastronomia.

Mercado

Atentos ao mercado, técnicos da Câmara Setorial do Arroz realizaram missões e visitas técnicas no Vietnã, EUA, França, Alemanha, Itália, Colômbia, Panamá, Uruguai, Costa Rica, México, Nicarágua e Nigéria. O  Programa de Internacionalização do Arroz Brasileiro – convênio Abiarroz,  ApexBrasil e Irga – tem observado mercados alvos para o planejamento estratégico do setor em países como África do Sul, Angola, Nigéria, Arábia Saudita, Jordânia, Espanha, Chile e Peru.

Programação
28/06 – 13h30min – "Alimentação Escolar no Estado do Rio Grande do Sul"
Dra. Sandra Reis Pinho – coordenadora da Assessoria de Apoio à Alimentação
Escolar da Secretaria Estadual da Educação.

28/06 – 14h15min – "Arroz, seus Nutracêuticos e a Saúde humana"
Dra. Denize Ziegler – coordenadora do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e
Inovação em Alimentos para a Saúde – Unisinos.

28/06 – 15h – "Arroz e gastronomia: muito além da panela"
Dra. Isabel Kasper Machado – Prof. Da Gestão e Gastronomia em Serviços de
Alimentação – Unisinos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter