MAIS TECNOLOGIA

A plantadeira microcamalhoneira, que permite o cultivo de soja e milho na várzea com formação de sulcos, foi colocada na lista de equipamentos que podem ser financiados através do Programa Mais Água, Mais Renda, do governo do estado do RS.

O equipamento, desenvolvido por meio de uma parceria do Irga com a Industrial KF, de Cândido Godói (RS), possibilita a drenagem do excesso hídrico para que este não prejudique o cultivo das duas plantas, extremamente sensíveis ao excesso d’água. De quebra, possibilita ainda a irrigação da área em caso de estiagem, utilizando o mesmo sistema das lavouras de arroz. Permite, com isso, ampliar a renda do orizicultor e promover a rotação de culturas nas áreas de várzeas gaúchas.

De acordo com o pesquisador do Irga Anderson Vedelago, já existem 2.800 hectares cultivados neste sistema na Metade Sul do estado, com14 máquinas em atividade (ver quadro). “Esta tecnologia continua sendo aperfeiçoada para que, em médio prazo, possamos potencializar e estabilizar o rendimento de grãos de soja cultivada em solos arrozeiros”, enfatiza.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter