Seminário Bagé Arroz em Destaque vai debater sistemas integrados de produção em terras baixas

Entre os temas que serão abordados está a integração lavoura-pecuária em terras baixas e a importância da diversificação da produção nestas áreas.

Com o objetivo de possibilitar a troca de informações e experiências sobre uma das principais atividades agrícolas da região, será realizada no próximo dia 10, a oitava edição do Seminário Bagé Arroz em Destaque. Promovido pelo Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA), Embrapa Pecuária Sul e Sindicato dos Arrozeiros de Bagé, o evento é voltado para produtores rurais, técnicos e estudante e acontece na sede da AABB, em Bagé, a partir das 8 horas.

Entre os temas que serão abordados está a integração lavoura-pecuária em terras baixas e a importância da diversificação da produção nestas áreas. Nesse sentido, durante o evento serão apresentados os resultados do primeiro ano de implantação do convênio IRGA-Embrapa, que está desenvolvendo uma série de trabalhos sobre sistemas integrados de produção em várzea.

Segundo o analista da Embrapa Pecuária Sul, Marcelo Pilon, entre as pesquisas e tecnologias que estão sendo avaliadas pelo convênio, está a rotação de culturas em mesmas áreas, com arroz, soja e milho e forragens adaptadas a esse ambiente. Também na área experimental da Embrapa em Bagé, são realizadas avaliações de cultivares de arroz desenvolvidas pelo IRGA, cultivadas com e sem o uso de microcamalhão. Da mesma forma, estão sendo avaliadas diferentes espécies e cultivares de forrageiras que podem ser empregadas em sistemas ILP. “Durante o evento vamos apresentar os resultados preliminares de alguns experimentos e trabalhos de validação, que têm como objetivo oferecer opções para os produtores adotarem a integração em seus sistemas de produção”, ressaltou Pilon.

Na programação do evento estão previstas ainda várias palestras, como a do técnico do IRGA, Pablo Badinelli, que vai falar sobre soja em terras de arroz irrigado. Também será abordado o tema da adubação nitrogenada em cobertura no arroz irrigado através do método do graus-dia pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado Silvio Steinmetz. Já o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo vai abordar o tema “Pesquisa e desenvolvimento em forrageiras para sistemas integrados”. Os lançamentos de novas cultivares de arroz do IRGA serão enfocados no seminário por Mara Lopes, e o especialista Marco Antônio dos Santos vai apresentar o prognóstico climático para a região da Campanha para a próxima safra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter