Área de plantio do arroz cresce 3,5% no Rio Grande do Sul, diz Irga

Produção de arroz deve ser de 8 milhões de toneladas no RS.

A área de plantio do arroz na safra 2013/2014 no Rio Grande do Sul teve um crescimento de 3,5% em relação à temporada anterior, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). Após o encerramento do plantio, o levantamento apontou que cerca de 1,15 milhão de hectares são destinados ao grão no estado.

A região com maior área de plantio foi a Fronteira Oeste, com mais de 333 mil hectares. Segundo o Irga, o grande volume de chuvas contribuiu com o atraso de cerca de uma semana no encerramento da semeadura em comparação com a safra anterior.

Para o supervisor da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Irga, Rui Ragagnin, a área plantada ficou dentro da expectativa. Ele também estima que a tendência seja um aumento de produtividade em torno de 3%, desde que as condições climáticas continuem favoráveis, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.

5 Comentários

  • E a área de soja na varzea? Tem municípios que aumentaram 300 % e pra desespero do agourento do sr. Alexandre Dutra chove em todo RS, a soja na VARZEA agradece, vamos entrar com estoques baixos e os armazéns da CONAB vazios para armazenar nossa SOJA!!! Vamos sentar em cola do arroz e fazer voltar a ter um preço atualizado, enquanto esperamos vamos vendendo nossa sojinha pra passar o ano, Deus enxerga quem trabalha, obrigado pela chuva SR!!!
    E DELE SOJA NA VARZEA NELES!!!

  • Na minha opinião faltou o termo “PROJEÇÃO” no título da matéria… Tem gente que aumentou até 30% a área plantada (produtor engenho), mas a grande maioria plantou a mesma área e outros trocaram de cultura e foram plantar soja (produtor nato)… Com relação ao clima me preocupa o fato de que o excesso de calor com umidade pode trazer a temida BRUZONE… Se as previsões estiverem corretas teremos muitos períodos de chuvas oscilando com calor (chove-abre-chove)… Infelizmente tem muita gente que ainda não consegue fazer o tratamento ideal com fungicida nas sementes… Todos sabemos que arroz gosta de luminosidade, mas em excesso não… afeta o rendimento (dá quebrador), exige mais água corrente (não dá para deixar a água esquentar no quadro)… Andei lá pela fronteira-oeste e percebi que as lavouras estão bonitas… mas bem atrasadas… nessa época no ano passado já tinha arroz espigando… porém a maioria está na fase do segundo nó… então colheita só em março mesmo… exceção para quem plantou 417 no cedo e irá colher bem menos… Também vi que as lavouras de soja estão aumentando… tem muita gente adquirindo pivôs, um bom indicador de que a cultura veio para ficar… FELIZ 2014 À TODOS!!!

  • Acredito que o pessoal do Irga precisa pegar os carros e sair pelo Rio Grande do Sul para pelo menos conhecer as lavouras, e então depois lançar notícias na mídia sobre aumento de área. Muita gente esta plantando soja em terra de arroz!!!!

  • Reza a lenda que a cultura da soja onde entra e se adapta acaba se tornando dominante, não adianta SRS é um caminho sem volta, custos menores, preço garantido, menor uso de mão de obra etc… E tudo isso sem interferência do governo e do cartel.
    SOJA NA VARZEA NELES!!!

  • Sr. Diego, o fato de que a soja veio pra ficar e tornar-se dominante não trás a preocupação de que com menos compradores, pois tradicionamente temos 300 industrias de arroz e em muito menor numero de soja, acabe criando um monopolio e depois com o excesso de produção, pois a soja ficará dominante, ficar a merce de apenas poucos compradores? Isso me preocupa….pode acontecer com a soja, já que não somos nós que comandamos o mercado e sim outros paises, de ser um tiro no pé?

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter