Foi dada a largada!

 Foi dada a largada!

Autoridades na semeadura simbólica da lavoura da 24ª Abertura da Colheita do Arroz

Arrozeiros preparam
a 24ª Abertura da Colheita
do Arroz, em Mostardas (RS)
.

Responsáveis por mais de 65% da produção nacional de arroz, os rizicultores gaúchos abriram oficialmente o plantio da safra de arroz 2013/14 no dia 5 de outubro, em Mostardas (RS). A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares realizaram a 10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, com a presença de produtores e da comunidade arrozeira e regional. A lavoura simbolicamente semeada será colhida no dia 22 de fevereiro, no ato inaugural da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

A 10ª Abertura Oficial do Plantio da Safra de Arroz reuniu mais de 600 pessoas no Parque Zé Terra Machado, do Sindicato Rural de Mostardas, que é contíguo ao Parque Municipal de Eventos. Os organizadores consideraram sucesso absoluto, pela afluência de público acima do esperado em plena época de plantio das lavouras na região. “Como choveu muito um dia antes, os produtores não puderam entrar na lavoura e acabaram tendo a oportunidade de participar da programação”, explicou o presidente da associação de arrozeiros local, Alexandre Velho.

Além de palestras técnicas sobre fertilização e sistemas de rotação de culturas em várzeas e irrigação, o evento contou com exposição de equipamentos de irrigação e semeadura. Os produtores divulgaram algumas demandas prioritárias, como a rápida definição da política de comercialização para a entressafra e para o ano comercial 2013/14, mudanças na legislação tributária estadual em relação ao crédito presumido, investimentos do Estado no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e na Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) com vistas à evolução da pesquisa e também do sistema de armazenagem e exportação do cereal, bem como criticaram a postura do governo federal em, ao limitar preços ao produtor argumentando a busca do controle da inflação, retirar renda do rizicultor.

FIQUE DE OLHO
A grande notícia do evento foi a modernização do terminal portuário da Cesa em Rio Grande (RS), utilizado exclusivamente para arroz, com investimentos próximos de R$ 1 milhão, investimentos em estrutura de pesquisas, pelo Irga, e a contratação dos servidores aprovados em concurso público. Após a solenidade simbólica de plantio, foi servido um arroz de carreteiro pela equipe do Irga. O presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, destacou a expressiva presença de produtores da região e de líderes setoriais que consolidaram uma posição de unidade nas demandas, formando uma pauta proativa para os próximos debates. Também enfatizou a importância do setor reduzir seus custos, qualificar a gestão da propriedade e da comercialização e fortalecer suas entidades no sentido de buscar junto aos governos federal e estadual soluções para problemas além das porteiras.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter