Na esteira da eficiência

 Na esteira da eficiência

Sistema já é adotado em larga escala em outras regiões produtoras

Pivot lança esteiras de borracha Soucy Track
para o mercado
agrícola brasileiro
.

O avanço das tecnologias de semeadura, cultivo, manejo e colheita fez, nos últimos anos, com que a produtividade e os resultados das safras de arroz dessem um salto no Sul do Brasil. E uma inovação pode ampliar o grau de eficiência das colheitadeiras, tratores, pulverizadores e outros equipamentos: as esteiras de borracha Soucy Track, importadas e disponibilizadas no país pela Pivot – Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, com sede na cidade de Goiânia (GO). De fabricação canadense, os kits são ideais para colheitadeiras de médio e grande porte que, por disporem de grande reservatórios de grãos, somados ao seu próprio peso, têm apresentado problemas de flutuação quando utilizam pneus, mesmo se duplados.

Essa situação aumenta a indesejável compactação do solo e gera sulcos cada vez mais profundos em condições de umidade. O uso do kit de esteiras de borracha elimina esse problema ao aumentar a área de contato com o solo em até oito vezes. Nos processos de semeadura, colheita ou pulverização das lavouras, as esteiras permitem a operação do equipamento mesmo em situações adversas, como período após a chuva. Com maior estabilidade das esteiras para colheitadeiras, a perda de grãos causada pela oscilação das plataformas é minimizada, gerando ganho em produtividade.

Outra vantagem da utilização dos kits é a melhora do aproveitamento de potência do equipamento, proporcionando melhor tração (até 35% no torque – trator), consequentemente gerando economia de combustível (até 23% em terrenos úmidos). A dificuldade de arrasto de grandes implementos nos tratores acima de 200 CVs, como plantadeiras e subsoladores, ocasionando patinagem, é um problema solucionado com o uso das esteiras. A durabilidade é 30% a 40% superior a de um pneu comum. O importador considera que estes conjuntos não são apenas “substitutos de pneus”, mas implementos que melhoram o desempenho de tratores e máquinas.

O diretor comercial da empresa, Leonardo Ubiali Jacinto, informa que a tecnologia está disponível para qualquer tipo de trator, colheitadeira, transbordos, carreta graneleira, caçambas, pulverizadores de arrasto e veículos utilitários. A instalação é simples. A vida útil de cada borracha é estimada entre 6 mil e 8 mil horas de trabalho, para um nível de aderência mínima ideal. A Pivot está ampliando sua assistência técnica e fornecimento de peças para revendas de todas as regiões brasileiras e já dispõe de representantes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

QUESTÃO BÁSICA
A Pivot – Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação possui 25 anos atuando no agronegócio como fornecedora de equipamentos e tecnologias ao produtor rural, caso da linha de colheitadeiras, plantadeiras e tratores Case IH, equipamentos de irrigação Valley e máquinas e equipamentos para horticultura e fruticultura importados da Europa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter