Cultura está com evolução satisfatória no RS
A colheita tem se mostrado mais rápida na Fronteira Oeste, onde o calor e a insolação favorecem o processo de retirada da produção das lavouras dessa região.
A colheita tem se mostrado mais rápida na Fronteira Oeste, onde o calor e a insolação favorecem o processo de retirada da produção das lavouras dessa região. Em relação ao Sul e em parte da Campanha, os trabalhos de colheita são executados de maneira mais lenta devido às chuvas mais frequentes. Nessas regiões as chuvas vieram acompanhadas por temperaturas mais baixas, fato que trouxe preocupação para os produtores que ainda têm lavouras em fase de floração.
A ocorrência de dias mais úmidos e com pouca insolação também favorece o aparecimento de doenças fúngicas, como brusone e mancha parda, fazendo com que os produtores redobrem a atenção no controle dessas doenças. Nas lavouras já colhidas, as produtividades obtidas têm ficado dentro do esperado, oscilando entre 7,5 e 8 mil quilos por hectare, com grãos apresentando bom rendimento no engenho.


