Governador Tarso destaca políticas públicas para o setor arrozeiro em lançamento da 18ª Fenarroz

 Governador Tarso destaca políticas públicas para o setor arrozeiro em lançamento da 18ª Fenarroz

Presidente do Irga destacou as políticas do Estado pela competitividade

De acordo com Tarso, o Rio Grande do Sul apresenta potencial agrícola, pecuarista e industrial, o que permite criar ações de valorização da base produtiva e de desenvolvimento do estado de forma equânime.

Em jantar de homenagem aos 20 anos do Clube Amigo do Arroz, 80 anos do Sindarroz e de lançamento da 18ª Fenarroz, realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na noite desta quinta-feira (8), o governador, Tarso Genro, destacou que sua gestão trabalha de forma coesa com o setor orizícola, promovendo políticas públicas de incentivo ao cultivo do arroz e de garantias de preço na sua comercialização. De acordo com Tarso, o Rio Grande do Sul apresenta potencial agrícola, pecuarista e industrial, o que permite criar ações de valorização da base produtiva e de desenvolvimento do estado de forma equânime.

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, reforçou que a cadeia produtiva do arroz é uma das prioridades de sua pasta, lembrando que a primeira câmara setorial instituída pela Seapa foi para tratar das diretrizes e estratégias do setor arrozeiro. Fioreze também ressaltou o papel do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na inovação dos sistemas de cultivo, que assegura melhores resultados nas lavouras e mais qualidade ao arroz.

“Na década de 80, para produzir 4.500 quilos por hectare, eram necessários 18 mil metros cúbicos de água. Hoje, com o domínio de novas técnicas, é possível, obter, na mesma área plantada, 8 mil quilos de arroz, com 10 mil metros cúbicos de água. Uma economia que poderia garantir a irrigação de toda produção nas áreas de sequeiro do estado”, comparou Fioreze.

O presidente do Irga, Claudio Pereira, que durante a cerimônia recebeu o título de “Amigo do Clube Arroz Amigo”, ressaltou que o setor tem uma importância histórica na economia gaúcha e o governo Tarso reconhece isso ao fortalecer o Irga e desenvolver programas em benefício da orizicultura.

Também participaram do evento, a diretora executiva do Clube do Arroz Amigo, Leonora Schneider; o representante do Sindarroz, Cezar Gazzaneo; o prefeito de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas; e o presidente da Fenarroz; Luiz Alberto Silva.

18ª Fenarroz
A 18ª Fenarroz acontece de 20 a 25 de maio, em Cachoeira do Sul. A feira, que é considerada o maior evento orizícola da América Latina, contará com exposições de máquinas e de implementos agrícolas para a lavoura, pavilhão exclusivo para a agricultura familiar. Além dessas atrações, o Irga realizará o Fórum Internacional do Arroz.

2 Comentários

  • Gostaria de saber se estas últimas lavouras que produziram em torno de 5.000 kgs /há entram no levantamento do IRGA.
    Obrigado

  • Lembrando que quem colhe 5.000kg/há nem vendendo a 45 paga conta…

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter