Pesquisador do Irga faz palestra em evento na Costa Rica

Sérgio Lopes falou sobre a evolução da produção e a industrialização do arroz brasileiro.

A evolução da produção e da industrialização do arroz no Brasil foi o tema da palestra ministrada pelo pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sérgio Lopes, na tarde de ontem (29). A apresentação foi parte da Rice Market & Technology Convention (RMTC), que ocorre em San José, na Costa Rica.

Lopes destacou a importância e o avanço da produção, da produtividade e da industrialização do cereal no Rio Grande do Sul. Mostrou também o aumento ocorrido nas exportações, o comportamento positivo da balança comercial do arroz nos últimos três anos e traçou um paralelo entre o aumento de produção e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos produtores, pela indústria e pelo Irga para projetar e tornar o Brasil um tradicional operador no mercado de arroz mundial.

Lopes mostrou ainda o avanço da produção do arroz orgânico no estado e como esse tipo de cultivo tem viabilizado as pequenas e médias propriedades. Outro ponto destacado foi a questão da infraestrutura, com foco nos investimentos realizados no Porto de Rio Grande, em armazenagem, na duplicação das estradas e na sinalização de hidrovias para melhorar o escoamento e dar competitividade ao cereal.

O pesquisador enfatizou também a qualidade do arroz produzido no sul do Brasil e a influência das ações do Irga na capacitação da indústria, dos produtores e no lançamento de cultivares que possibilitam segurança para o setor e o atendimento de exigências do mercado externo. Ao final da apresentação, Lopes convidou os espectadores a participarem da XXII Conferência Internacional para a América Latina e Caribe, que ocorre em Porto Alegre de 23 a 26 de fevereiro de 2015. O evento é organizado pelo Irga, Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (FLAR) e Aliança Global para a Ciência do Arroz.

O chefe de gabinete do Irga, César Marques, ressaltou a importância dos assuntos discutidos: “O tema do painel apresentado por Sergio Lopes é oportuno para o atual momento do nosso arroz. Tratar da evolução da produção e industrialização do arroz no Brasil em um evento realizado na América Central é estratégico para avançar o processo da internacionalização iniciado pelo projeto Brazilian Rice”. Marques enfatizou que a participação do Irga na convenção, junto com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), e com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), pode ajudar a abrir e a perenizar os caminhos para a aceitação do arroz brasileiro nesse mercado, tradicionalmente ocupado pelo arroz estadunidense.

A RMTC ocorreu de 27 a 29 de maio e reuniu economistas, pesquisadores e profissionais de todo o mundo em palestras, exemplos de estudos de caso e debates sobre diversos assuntos relacionados ao setor orizícola. Marques e Lopes foram os representantes do Irga, que, a convite da Abiarroz, integrou o estande do projeto Brazilian Rice.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter