Expoarroz 2015 reunirá cadeia produtiva em Pelotas, fortalecendo a internacionalização do setor

Evento terá sua 4ª edição de 5 a 8 de maio de 2015, no Centro de Eventos de Pelotas/RS, e contará com área de exposição, Feira de Máquinas, Fórum de Segurança Alimentar, Missões Internacionais e área dedicada a soja .

Reunir em um só local todo o universo da orizicultura, desde o produtor, insumos, logística, máquinas, exportação, mercado vendedor e consumidor. Este é o objetivo da Expoarroz 2015, feira que ocorre a cada dois anos no sul do Estado e o único evento que trabalha a cadeia produtiva do arroz de forma ampla. A Expoarroz 2015 contará com mais de 22 mil m²; área de exposição; Fórum Internacional de Segurança Alimentar; Missões Empresariais com compradores internacionais em parceria com a Apex; Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas e, uma das novidades em relação aos anos anteriores, área dedicada a soja.

Rubens Silveira, Diretor Técnico da Expoarroz, destaca a importância da soja na rotação de culturas. "A soja representa a quebra da monocultura, fundamental para a segurança técnica e financeira do produtor", explica. A cidade de Pelotas é o maior centro beneficiador de arroz da América Latina em termos de volume e tradição, por isso, é o local ideal para se realizar um evento desse porte. Além disso, está próxima ao Porto de Rio Grande, que tem papel fundamental na exportação de produtos agrícolas. "A Expoarroz vem consolidando o Rio Grande do Sul como um grande player exportador. Iniciativas como o selo Brazilian Rice, a presença de compradores internacionais e a discussão de temas relevantes são apenas alguns exemplos de ações nascidas e desenvolvidas no evento para o setor", afirma Fernando Estima, organizador da feira.

Segundo dados do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), nos primeiros seis meses de 2014, 635,5 mil toneladas de arroz foram exportadas pelo Porto do Rio Grande, 37%, a mais que no mesmo período do ano passado. O porto foi a saída de quase 94% do arroz exportado no Brasil, tanto para o mercado externo como para o mercado interno (cabotagem), em que a produção vai, em sua maioria, para Sudeste e Nordeste.

O Rio Grande do Sul é hoje o 6º maior exportador mundial de arroz. A 3ª edição da Expoarroz, em 2013, recebeu mais de 15 mil visitantes, 120 expositores, 750 participantes do Fórum de Segurança Alimentar e R$ 7 milhões em projeção de negócios nas Rodadas de Negócios, com compradores de sete países. A Expoarroz 2015 já conta com o patrocínio da John Deere, Adubos Piratini e Irga.

Para o Presidente da John Deere no Brasil, Paulo Renato Herrmann, a feira é um evento diferenciado e moderno, que aponta caminhos para setor e, por isso, a empresa renova seu apoio desde a primeira edição.

Expoarroz prestigiou Dia do Arroz, na Expointer

Uma representação da Expoarroz 2015 participou, no dia 1º de setembro, da Expointer 2014, a maior feira do agronegócio da América Latina, em Esteio/RS. O objetivo foi prestigiar o Dia do Arroz, que contou com diversas atividades, entre elas o Seminário que ocorreu durante todo o dia na Casa RBS, promovido pelo Irga – Instituto Rio-Grandense do Arroz e o Canal Rural, com transmissão ao vivo. As novidades da 4ª edição da feira foram apresentadas ao público no período da tarde, ocasião em que foi assinado um protocolo de intenções da Expoarroz com o Irga, com a presença do Presidente do Instituto, Claudio Pereira, que destacou a importância do evento para o setor, por envolver toda a cadeia produtiva e incentivar a internacionalização do produto gaúcho e brasileiro.

SERVIÇO

O que: Expoarroz 2015 Data: 5 a 8 de maio de 2015 Local: Centro de Eventos de Pelotas (Trevo de acesso, Av. Presidente João Goulart) Horário: 14h às 21h Visitação: gratuita

Site: www.expoarroz.com.br Facebook: www.facebook.com/expoarroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter