Estado tem 2,21% da área de arroz semeada

 Estado tem 2,21% da área de arroz semeada

Em Santana do Livramento, 2,4% da área foi semeada

A expectativa é de que, assim que o tempo melhore, os produtores acelerem os trabalhos e o plantio se normalize.

Neste início de semana, os produtores de arroz do Rio Grande do Sul registram 24.671 hectares semeados, o equivalente a 2,21% da área total a ser plantada. A região produtora mais adiantada é a Fronteira Oeste, com 5,02% da área semeada, com destaque para os municípios de São Borja, com 9,14% da área plantada e Alegrete, com 7%. Nos últimos quatro anos, nesta época do ano, a semeadura atingia em média 6% da área plantada.

A Planície Costeira Interna, região produtora em que estão localizados os municípios de Camaquã, General Câmara, Guaíba, São Lourenço do Sul e Tapes, ainda não deu início ao plantio. Nas demais regiões, a Campanha tem 0,11% semeado; a Depressão Central, 1,2%; a Planície Costeira Externa, 1,13% e a Zona Sul, 2,5%.

Os dados atuais são reflexo dos constantes episódios de chuvas registrados em todo o Estado, no último mês. A expectativa é de que, assim que o tempo melhore, os produtores acelerem os trabalhos e o plantio se normalize.

Na região da Campanha, em Santana do Livramento, foram semeados até agora 244 hectares, 2,4% da área de 9,5 mil hectares previstos para a safra 2014/2015. A primeira lavoura a ter o plantio iniciado foi na propriedade do agricultor Vilson Rosa da Silva, área de 122 hectares, na localidade de Sarandizinho. “ Organização e planejamento fazem a diferença´´, diz o técnico agrícola do 30º Nate do Irga, Vilmar Bueno. O técnico acompanhou de perto, junto com o agricultor Marcio Monego da Silva, filho do proprietário, o início dos trabalhos.

2 Comentários

  • Só para fazer um simples comparativo no ano passado a área plantada já superava em muito os 15% nessa época… Enchente na Fronteira-Oeste e Noroeste do Estado ( Rios Uruguai e Ibicui nas alturas)… Pessoal com medo de plantar as várzeas agora (as que dão para entrar por que foi muita chuva)… Tudo indica que se outubro não for um mês seco teremos atraso na plantação novamente… Tudo isso aliado as incertezas de mercado e o baixo preço pago ao produtor estão sendo repensado… Inflação de dois dígitos… Energia elétrica disparando… adubo, uréia e herbicidas acompanhando a variação do dólar… diesel e gasolina vão subir… custos trabalhistas… Dívidas antigas.. E ainda acham que os produtores tão nadando em dinheiro e que choram de barriga cheia… Tchê façam-me o favor… Domingo tem eleição… Peguem o título e vão lá votar… Se não mudarmos paciência… Mas pelo menos estamos fazendo a nossa parte… Votem naqueles que realmente trabalham pelo produtor… Vamos dar um basta de um ter que trabalhar pra sustentar três tomando cachaça em casa…

  • O IRGA sempre largando na frente, já consegue estimar oque foi plantado no estado, 2,21 %, “admirável” não é mesmo ?

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter