Roraima prepara Abertura Oficial da Colheita do Arroz Irrigado

 Roraima prepara Abertura Oficial da Colheita do Arroz Irrigado

Abertura da colheita de arroz será neste sábado (24), na fazenda São Lourenço, em Bonfim


Área do grão irrigado chega a 12 mil hectares em todo o estado..

Com 12 mil hectares de lavouras de arroz irrigado e com a expectativa de colher 84 mil toneladas do grão, será realizada neste sábado (24) a Abertura Oficial da Colheita de Arroz em Roraima – Safra 2014/2015. O evento será na fazenda São Lourenço, localizada no município de Bonfim, região leste do estado. A programação inicia na sexta-feira (23), com a palestra técnica ‘Manejo de Arroz e Alta Produtividade’.

A palestra será ministrada pelo mestre em agronomia, Direu Neri Grassen, e ocorrerá às 19h no auditório do SENAR/RR, localizado na Avenida Major Williams, no bairro São Francisco, zona Norte da cidade.

De acordo com o presidente da Associação dos Arrozeiros de Roraima Genor Faccio, a proposta do evento é estimular os produtores rurais e mostrar como está a produção de arroz. "Vamos debater sobre as novas tecnologias utilizadas no processo de produção e as novidades para o setor", disse.
saiba mais

Abertura oficial da colheita do arroz ocorre neste final de semana em Roraima

Faccio fez um balanço sobre o processo de desenvolvimento do setor no estado, que atualmente exporta em média 70% para o Amazonas, desde a demarcação das Terras Indígenas. Ele lembra que antes de 2009 a produção de arroz irrigado ultrapassava os 20 mil hectares em Roraima e a partir da demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, foi registrada uma queda significativa.

"Nós passamos a plantar 9 mil hectares de arroz irrigado. Mas ao longo do tempo já estamos conseguindo plantar 12 mil hectares, que é o que representa a produção de arroz hoje no estado", disse o presidente da Associação dos Arrozeiros de Roraima, informando que a atividade gera em torno de 600 empregos diretos na região e que as 84 mil toneladas de arroz em casca alimentam cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Ele destacou que o processo de produção é bastante lento se comparado a outras culturas.

"Ainda estamos ‘engatinhando’, pois este tipo de produção é muito exigente quanto a infraestrutura, energia elétrica, canais, pontes, estradas e sistema de irrigação", explicou Faccio, acrescentando que as áreas destinadas para o arroz irrigado são limitadas, devido a necessidade de ser plana, com terreno argiloso e próximo de rio, para fazer a irrigação.

Segundo o presidente, o arroz é a cultura que mais produz em grãos no estado, mas ele destaca que os produtores são conscientes de que a soja é a cultura mais forte em Roraima. "Tanto é que os produtores de arroz estão migrando para a soja em decorrência da quantidade de área disponível para o cultivo", informou Faccio, narrando que a produção de arroz é lenta mais funciona.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter