Conferência internacional deve receber 500 participantes

 Conferência internacional deve receber 500 participantes

Evento acontecerá no Prédio 40 da PUC, em Porto Alegre (RS)

O evento tem caráter científico e busca resgatar o conhecimento gerado em relação à cultura do arroz no mundo.

Com organização local do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e parceria do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat) e Aliança Global para a Pesquisa do Arroz (Grisp), ocorre de 23 a 26 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, a 12ª Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe e o dia de campo Irga-Ciat-Flar. São esperados em torno de 300 visitantes internacionais e 200 brasileiros, entre pesquisadores, estudantes, técnicos e produtores. As atividades do evento, que nesta edição discutirá Horizontes para a competitividade, iniciam às 8h, e ocorrem no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), teatro do Prédio 40, na avenida Ipiranga, 668, bairro Parthenon, em Porto Alegre – RS, Brasil.

Realizada desde 1976, a conferência é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e experiências sobre a cultura do arroz. A última edição foi realizada em 2010 em Cáli, na Colômbia. O evento tem caráter científico e busca resgatar o conhecimento gerado em relação à cultura do arroz no mundo. “A contribuição principal é proporcionar a integração para que haja atualização sobre o que está ocorrendo em âmbito mundial na tecnologia e na ciência, além de mostrar para o produtor quais técnicas ele pode utilizar imediatamente e o que terá à disposição a curto e médio prazo”, explica o gerente da Estação Experimental do Arroz do Irga e presidente do Comitê Local de Organização da conferência, Sérgio Lopes.

Foram organizados paineis para tratar de diferentes temas durante os três dias de evento. O primeiro deles, Visão de futuro na genética e melhoramento de arroz para maior competitividade, aborda produtividade, qualidade, resistência a pragas, adaptação a diversos ambientes e tolerância a estresses abióticos, e como o melhoramento contribui para essas questões. No segundo dia do evento, os participantes assistem ao painel Manejo da cultura e desenvolvimento tecnológico para a competitividade, sobre plantio, adubação, irrigação, manejo de pragas e produção de sementes. Ainda no dia 24, haverá o painel Desafios da mudança climática para a competitividade do setor arrozeiro. Lopes explica que há duas grandes linhas de pesquisa na área: uma estuda a redução de emissões de gases do efeito estufa na cultura do arroz e como adaptar a lavoura a essas mudanças.

O quarto painel, no dia 25, tem como tema Valor agregado e novas oportunidades de mercado. Nele, especialistas discutem alternativas para o uso do arroz, inclusive como uma opção mais saudável e rica em fibras na alimentação humana, sendo um aliado contra a obesidade. Além disso, produtos diferenciados têm mais valor agregado e podem ser uma alternativa para aumentar a renda dos produtores. No mesmo dia, o último painel fala sobre Parcerias para melhorar o impacto e a competitividade do setor do arroz, abordando os processos de produção, geração e difusão de tecnologia relacionados com a cultura do arroz no continente americano.

Para fechar a programação, no dia 26 ocorre o primeiro Dia de Campo Internacional do Irga, uma versão do evento estadual realizado anualmente pela autarquia. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.conferenciaarroz2015.com.br .

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter