Embrapa Arroz e Feijão recebe certificado de qualidade de programa interlaboratorial
Ao todo, 87 laboratórios tiveram esse êxito e o Laboratório de Análise Agroambiental da Embrapa Arroz e Feijão atingiu o índice de eficiência de 97,41.
O Paqlf, conduzido em 2014/2015, buscou aferir a precisão e a exatidão do trabalho prestado por cada um dos 133 laboratórios, localizados em diferentes regiões do Brasil, que se inscreveram para pleitear a certificação de qualidade.
Para conseguir essa chancela, há um processo em que os laboratórios recebem amostras de solo e procedem as análises para a medição de uma série de parâmetros relacionados à fertilidade. Essas mensurações retornam para a Embrapa Solos, onde avalia-se a qualidade dos resultados, sendo que apenas aqueles que alcançam um índice de excelência, estipulado em igual ou acima de 70, são aprovados.
Ao todo, 87 laboratórios tiveram esse êxito e o Laboratório de Análise Agroambiental da Embrapa Arroz e Feijão atingiu o índice de eficiência de 97,41, ou seja, quase a pontuação completa.
Com isso, o centro de pesquisa está habilitado a usar o "Selo de Qualidade do Paqlf" até abril de 2016, para as análises de fertilidade do solo, o que confere um diferencial profissional e um atestado de eficiência às atividades desenvolvidas.
Os integrantes do Laboratório de Análise Agroambiental responsáveis por essa conquista são: assistentes – Silvio, Adilson e Erick; técnico – Roberto Carlos; analistas Ivã, Wesley e Diego; estagiários – Luismar, Demétrio e Renata.
Fonte: Embrapa Arroz e Feijão