Depressão Central realiza Dia de Campo Regional no dia 21 em Cachoeira do Sul

O objetivo é integrar os 34 municípios que compõem a região e demonstrar características específicas dessa região orizícola.

A Depressão Central realiza, na quinta-feira (21), o seu Dia de Campo Regional 2016, no município de Cachoeira do Sul. O local do evento será a Estação Regional de Pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), situada na localidade da Barragem do Capané e responsável pela irrigação de 3 mil hectares de arroz do município, em torno de 10% da área orizícola de Cachoeira. São esperados em torno de 500 participantes.

O público alvo são os produtores orizícolas, sojicultores, pecuaristas, empresários do agronegócio de arroz, soja e pecuária, técnicos dos setores público e privado, estudantes, lideranças rurais e todos os agentes da cadeia produtiva da agricultura e pecuária da região. O objetivo é integrar os 34 municípios que compõem a região e demonstrar características específicas dessa região orizícola.

As atividades iniciam às 7h30min com as inscrições e a partir das 8h, as primeiras turmas, que deverão conter em torno de 40 pessoas, se dirigem para o campo. Ao todo serão seis estações técnicas, que abordarão manejo de doenças e plantas daninhas, projeto Soja 6000, plantabilidade, fertilidade, época de semeadura, cultivares, irrigação e drenagem, manejos para alta produtividade do Irga 424RI e Irga 429 no pré-germinado.

À tarde, serão realizadas oficinas técnicas, que serão atividades práticas a serem realizadas em grupo. Ao todo, serão oferecidas cinco oficinas sobre perdas de colheita, tecnologia de aplicação, utilização de equipamento de GPS, culinária à base de arroz e secagem e armazenagem. O produtor irá optar em qual participar e para isso basta levar um quilo de alimento não perecível e efetuar sua inscrição pela manhã. A duração de cada uma será de 30 minutos, exceto a que trata sobre o incentivo ao consumo do arroz, que poderá ter duração maior.

As oficinas serão ministradas pelas equipes das empresas parceiras responsáveis por cada uma e a de nutrição ficará a cargo da nutricionista do Irga, com o acompanhamento da equipe de extensão. O objetivo tanto das estações quanto das oficinas é divulgar o correto manejo de cada tema, na busca da melhor eficiência, qualidade e produtividade da lavoura, a fim de atingir melhores resultados.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter