Conab aponta crescimento na produção de arroz em Rondônia

Nas safras anteriores a média foi de 1,2 mil quilos por hectare.

Com luminosidade, clima e trato adequado de solo, a previsão da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), apresentada pelo técnico e pesquisador João Kasper, é de que a média por hectare de lavoura cultivada no Estado na colheita que começa em março venha girar em torno 2,6 mil quilos de grãos.

A previsão é de uma colheita de 140 mil toneladas em 40 mil hectares de lavouras.
O potencial para a produção de arroz no Estado é bom, enfatiza o técnico. Nas safras anteriores a média foi de 1,2 mil quilos por hectare.

No entanto agora diminuiu-se as áreas plantadas e aumentou a produtividade, com o tratamento do solo e as novas tecnologias colocadas em prática pelos produtores rurais.

SOJA

João Kasper acredita que algumas lavouras principalmente no Cone Sul apresentam queda na produção, e provavelmente haverá prejuízos nas lavouras que sofreram pela falta de chuvas.

Alguns produtores deixarão de terem ganho melhor porque tiveram suas lavouras de soja replantadas duas ou até três vezes.

Tiveram, gastos com combustíveis, insumos e sementes que não estavam projetados. No entanto, segundo ele, as lavouras de outras regiões como o Norte do Estado compensam essas perdas, as chuvas chegaram no tempo certo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter