Irga presente na 39ª Reunião do Comitê Administrativo do Flar

O encontro será retomado nesta quinta-feira (14), quando serão abordados aspectos gerais sobre a produção de sementes de híbridos de arroz, por Fernando Correa.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, e o diretor Técnico, Maurício Fischer, participam de 13 a 15 de abril, de quarta a sexta-feira, da 39ª Reunião do Comitê Administrativo do Fundo Latino Americano do Arroz Irrigado (Flar).

Durante o encontro, que ocorre, no Salão Amambái, do Hotel Camino Real, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, ocorre também a 7ª Reunião do Comitê Executivo do grupo de Híbridos de Arroz para a América Latina (Hiaal), que tem como principal objetivo desenvolver híbridos de arroz que expressem alto potencial de rendimento com qualidade de grão, de acordo com as necessidades e preferência dos países membros e tolerância/resistência aos principais fatores bióticos/abióticos da região que podem afetar a produção.

Entre os temas a serem tratados durante a reunião estão a revisão da agenda conjunta entre Flar e Hiaal, plano de orçamento do Flar 2016, novas filiações ao Flar, entre outras. Ainda nesta quarta-feira (13), serão tratados temas como Nova estratégia de fitomelhoramento do Flar para a região temperada, por Yamid Sanabria; situação do programa de agronomia do Flar, por Luciano Carmona, e Avanços em melhoramento genético de soja para a região tropical, com Tercio Maronezzi.

Outros temas que esrão tratados incluem o Projeto de rotação arroz/soja para a região tropical 2016, com Luciano Carmona; Política de acesso de germoplasma FL antigo a membros e não-membros do Flar, além de apresentados resultados da evolução de desempenho e objetivos para 2016.

O encontro será retomado nesta quinta-feira (14), quando serão abordados aspectos gerais sobre a produção de sementes de híbridos de arroz, por Fernando Correa, Informe técnico com James Carabalí e Incorporação de ferramentas moleculares no melhoramento de híbridos, por Maráia Fernanda Álvarez.

Em seguida, será destinado espaço para informe administrativo do Hiaal, com Eduardo Graterol, discutidos os avanços do acordo com a Basf e apresentada proposta de renovação do Hiaal 2017-2021.

Após o almoço, serão apresentadas as novidades de cada sócio, quando haverá espaço de dez minutos para cada país.

Na sequência, Eduardo Graterol falará sobre as novas estratégias de investigação Ciat-Flar e definida a próxima sede da Conferência Internacional do Arroz para América Latina e Caribe, que ocorreu em Porto Alegre, em fevereiro de 2015. Diana Carolina Lopera falará sobre o traçado do setor arrozeiro latino-americano e Maria Ximena Escobar aborda a estratégia de comunicação do Flar. Haverá ainda eleições das autoridades e da próxima sede do Comitê Administrativo do Flar.

Na sexta-feira (15), estão previstas visitas à lavoura arrozeira da Cooperativa Agropecuária Integral Colonias Okinawa (Caico Ltda), na Bolívia, e após o almoço, a um moinho de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter