A hora da inovação
Abertura da Colheita
do Arroz reúne cadeia produtiva em Alegrete
para debater o presente e futuro do setor no Brasil.
O norte da 26ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorrerá de 18 a 20 de fevereiro, no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete (RS), será a discussão sobre tecnologias e inovações para o setor, além do debate sobre temas importantes para a cadeia produtiva.
O evento, considerado o maior da América Latina no setor, espera reunir pelo menos 10 mil pessoas nos três dias. Um dos pontos altos será a audiência pública do Senado Federal na tarde de sexta-feira, dia 19 de fevereiro, que tem a proposta de debater e criar ambiente positivo para a implantação definitiva de lei nacional com objetivo de eliminar a guerra fiscal entre os estados, que vem interferindo na renda do campo e privilegiando o produto importado.
Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o objetivo é mostrar a grandeza da lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul, e a Fronteira Oeste vem se destacando na produção brasileira do grão. “Queremos mostrar a verdadeira grandeza que é a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul. A maior lavoura fora do continente asiático”, salienta.
Outro dos objetivos, conforme Dornelles, é mostrar as qualidades da produção gaúcha, que vem conquistando mercados e ganhando terreno no cenário nacional e internacional. “É desse mesmo Rio Grande do Sul que saem as máquinas, os equipamentos e as tecnologias para impulsionar as lavouras – não só as de arroz, mas de outras culturas – no mundo”, ressalta.
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz vai proporcionar aos participantes a oportunidade da troca de informações a fim de qualificar as decisões dos produtores rurais para maiores produtividades em suas lavouras, bem como posturas mercadológicas mais profissionais e adequadas para o momento, viabilizando opções de mercado em termos de fornecedores de crédito, insumos e de toda gama de serviços e produtos necessários para fomentar a atividade agrícola, não somente o arroz.
A ideia também é criar ambiente para difusão de novas tecnologias de produção, especialmente nas vitrinas tecnológicas, e troca de experiências entre produtores rurais e instituições de ensino e, principalmente, marcar o início simbólico da colheita do arroz através da solenidade de abertura oficial, ocasião em que é ressaltada a importância deste cereal para a economia gaúcha e alimentação do povo brasileiro e também do mundo.
O evento é organizado pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete, Prefeitura Municipal de Alegrete e Ministério da Agricultura. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.