Arroz tem alta dos preços internos com menor oferta no Brasil

Os preços no Rio Grande do Sul estão cerca de 10% abaixo dos norte-americanos.

O mercado brasileiro de arroz encerrou a terceira semana de maio com valorização de 1,58% nos preços em relação ao fechamento da anterior. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Elcio Bento, "essa valorização pode ser creditada ao encolhimento da oferta interna e foi potencializada nos últimos dias pela alta das cotações internacionais e pela valorização do dólar em relação ao real".

Na temporada atual, o déficit de produção em relação ao consumo é próximo a 1 milhão de toneladas. "Como o país já trabalha com estoques enxutos, precisará ser mais agressivo nas aquisições internacionais, porém nos primeiros meses da temporada o que se verifica é que as vendas internacionais superam as compras. Isso porque o arroz brasileiro ainda é acessível no âmbito global", analisa Bento.

Conforme ele, os preços no Rio Grande do Sul estão cerca de 10% abaixo dos norte-americanos. "Assim, para segurar o produto no Brasil e atrair produto estrangeiro as cotações domésticas precisam subir", finaliza.

Segundo a Equipe de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Estado tinha 92,3% da área destinada ao cereal na safra 2015/16 colhida até o dia 06 de maio. Foram colhidos 972,081 mil hectares. Na semana anterior, o percentual era de 85,2%. A produtividade média está estimada em 7.180 quilos por hectare, ante 7.257 na semana passada. Na Fronteira Oeste, o percentual colhido era de 96,2%; na Campanha, 86,5%; da Depressão Central, 89,7%; na Planície Costeira Interna, 94,5%; na Planície Costeira Externa,
97,8%; e Zona Sul, com 86,6%.

O Brasil apresentou crescimento em suas exportações de arroz no balanço do primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril, foram US$ 108,2 milhões comercializados junto ao mercado externo, o que representa uma alta de 11% em relação ao mesmo período de 2015. A análise é feita pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz, (Abiarroz) com informações da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

5 Comentários

  • Desde el 06/05/16 no aparecen nuevas cotaciones, en un mes con movimiento interesante, esto cada cuanto se actualiza?

  • Caríssimos. Apenas pra atualizar a informação pedida acima: em Pelotas o arroz atingiu os 45 reais nesta semana com negócio através de uma das empresas lider de mercado. Agora o mercado deve seguir esta baliza. Sds

  • AGORA SÓ FALTA 5 PILA PRA CHEGAR NO PREÇO MÍNIMO QUE REMUNERE O PRODUTOR. VAMOS SEGURAR JÁ TÁ PERTO DOS 50.00

  • É 50.00 ….50.00….50.00 pila neles

  • Ouvi falar aqui em camaqua que tio joao fou quem pagou 45 por 500.000 sacos…é a notícia da semana

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter